Qual é a unidade mais fundamental da ecologia?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O organismo (indivíduo) é a unidade mais fundamental da Ecologia, sendo considerado um Sistema Ecológico elementar.

Conceitos de Ecologia, tais como habitat, nicho ecológico, população, comunidade e ecossistema, devem ser estudados para o melhor entendimento dessa parte da Biologia. Conhecer os conceitos de Ecologia é fundamental para compreender melhor essa parte da Biologia.

A biosfera pode ser definida como a porção do planeta onde encontramos vida, ou seja, o conjunto de todos os ecossistemas. O planeta Terra, até o momento, é o único planeta que conhecemos onde é possível o desenvolvimento da vida.

Estação ecológica é mais uma classificação de Unidade de Conservação (UC) de proteção integral, sendo uma área de grande importância para a preservação dos ecossistemas naturais. Com interferência humana mínima, as estações ecológicas protegem de forma integral ao menos 90% de suas áreas.

Ecossistema é o conjunto formado por todos os seres vivos de uma área (comunidade) assim como por todos os componentes abióticos com os quais eles interagem. Biosfera corresponde a todos os ecossistemas do planeta.

Ele é formado pela interação de biocenoses e biótopos. A reunião de diferentes ecossistemas é conhecido como bioma e nele estão reunidas características próprias de diversidade biológica e condições ambientais. Alguns exemplos de biomas brasileiros são: a Mata Atlântica, o Cerrado e a Amazônia.

Tipos de ecologia: Ecologia de populações, Ecologia descritiva, Ecologia vegetal, ecologia animal, Ecologia urbana, Ecologia ecossistêmica, Sinecologia e Autoecologia.

O sol é a principal fonte de energia para a sua existência. Todos os ambientes naturais e comunidades do ecossistema estão incluídos na biosfera. O equilíbrio climático da Terra, juntamente com a presença de oxigênio e água, são elementos essenciais que contribuem para a existência e a manutenção da vida.

Ecologia é a parte da Biologia que se preocupa com o estudo das relações estabelecidas entre os seres vivos e destes com o meio ambiente em que vivem. É um termo derivado do grego que foi formado a partir das junções das palavras “oikos” e “logos”, que significam, respectivamente, casa e estudo.

Florestas, desertos, savanas e pradarias são os principais ecossistemas terrestres do planeta.

Portanto, ao adjetivar a ecologia como integral, o objetivo é recuperar a complexidade do termo e ressaltar suas várias dimensões constitutivas. Félix Guattari, filósofo e ativista francês, faz uma proposição interessante ao distinguir o que ele denomina as três ecologias: natural, social e mental.

Bioma é o conjunto dos seres vivos de uma área. É entendido também como o conjunto de ecossistemas terrestres. É na biosfera que se encontram os biomas, associações relativamente homogêneas de plantas, animais e outros seres vivos com equilíbrio entre si e com o meio físico.

A biodiversidade refere-se à quantidade de variedade biológica animal e vegetal existente em um ecossistema e que automaticamente constitui a biosfera.

A atmosfera consiste na camada de gases que envolve o planeta, tendo como função promover o equilíbrio térmico do planeta. Na atmosfera estão contidos, entre outros, oxigênio, nitrogênio e gás carbônico. A biosfera, por fim, refere-se às regiões da Terra que são habitadas e têm relação íntima com as outras divisões.

Existem sete tipos de unidades de conservação de uso sustentável: Área de Proteção Ambiental (APA), Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), Florestas Nacionais (Flona), Reserva Extrativista (Resex), Reservas de Fauna (REF), Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural ...