Qual é a unidade de medida do som?

Perguntado por: lgomes9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Decibel

Decibel (dB) é uma unidade inventada para medir a intensidade do som. Ela é uma razão entre valores, com um valor de referência. Como a intensidade absoluta dos sons varia em uma escala muito grande, a unidade é definida em termos de uma escala logarítmica.

Hertz

A unidade ciclos por segundo é normalmente conhecida por Hertz, abreviada Hz. Assim sendo, um som com 280Hz significa que por segundo passam 280 ciclos ou ondas pelo ouvido humano.

Decibelímetro é o nome comum dado ao medidor de nível de pressão sonora, ou seja, o equipamento responsável por aferir o nível de ruído.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

Você sabe o que é a frequência sonora? Ela se refere à velocidade na qual as ondas de som se propagam no ar. Ela ocorre por meio de vibrações, as quais podem ser mais espaçadas ou mais intensas, formando o que conhecemos como ruídos agudos e graves.

O som é classificado como uma onda mecânica (precisa de um meio de propagação), longitudinal (possui a propagação paralela à vibração) e tridimensional (propaga-se em todas as dimensões).

Intensidade, altura e timbre são as qualidades fisiológicas do som e estão relacionadas a como o sistema auditivo percebe as ondas sonoras.

Decibel (dB) é uma unidade inventada para medir a intensidade do som. Ela é uma razão entre valores, com um valor de referência. Como a intensidade absoluta dos sons varia em uma escala muito grande, a unidade é definida em termos de uma escala logarítmica.

Os valores que foram corrigidos usando o sistema de ponderação “A” são mostrados usando unidades de dBA. Valores não corrigidos para contagem de audição humana são escritos usando unidades de dB.

metro cúbico

A medida de volume no sistema internacional de unidades (SI) é o metro cúbico (m3). Sendo que 1 m3 corresponde ao espaço ocupado por um cubo de 1 m de aresta. Neste caso, o volume é encontrado multiplicando-se o comprimento, a largura e a altura do cubo.

A unidade-padrão usada pelo Sistema Internacional (SI) para representar o volume é o metro cúbico (m3), mas em nosso cotidiano a unidade mais usada para se medir o volume é o litro (L).

De posse desses dados, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu índices de poluição sonora aceitáveis. Em zonas residenciais urbanas, o limite é de 55 db de dia e 50 à noite. Em centros de cidades, o limite é 65 de dia e 60 à noite. Em áreas industriais, 70 db de dia e 65 à noite.

A frequência 963 Hz representa o renascimento do Homem-Deus e a saída do plano inferior da matéria.

Sons na frequência de 2.000 a 5.000 Hz são os mais desagradáveis para o ouvido humano.

Em geral, o som é causado por uma vibração de um corpo elástico, o qual gera uma variação de pressão corresponde no meio à sua volta. Qualquer corpo elástico capaz de vibrar rapidamente pode produzir som e, nesse caso, recebe o nome de fonte sonora.