Qual é a unidade de medida da força elétrica?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

A unidade de medida da força elétrica é o newton. Além disso, é importante lembrar que, independentemente do módulo das cargas que interagem, a força elétrica exercida sobre ambas as cargas é igual, em decorrência da terceira lei de Newton, chamada Lei da Ação e Reação.

As cargas elétricas na Lei de Coulomb são puntiformes, ou seja, cargas de massa e dimensão desprezíveis. No Sistema internacional (SI), a unidade de medida das cargas elétricas, é o Coulomb (C), em sua homenagem pelas contribuições à Física nos estudos da eletricidade.

Força elétrica é a interação exercida entre cargas elétricas. Cargas elétricas de mesmo sinal repelem-se quando aproximadas, e cargas elétricas de sinais diferentes são atraídas.

1018 prótons (ou elétrons).

A unidade de carga elétrica no SI – o coulomb (abrevia-se “C” e o nome por extenso começa com minúscula) – é uma grandeza derivada das grandezas base do sistema. Como uma corrente de 1 ampère corresponde a passagem de 1 coulomb por segundo, o coulomb é o produto de um segundo por um ampère.

Volt [V] é a unidade de medida da tensão elétrica, definida como a diferença de potencial elétrico (DDP), instituída pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

Assim, a unidade de "K" para uma reação de segunda ordem é de 1 sobre molar segundo (1/Ms).

A constante eletrostática é a constante de proporcionalidade k presente na lei de Coulomb. Essa constante não possui um valor único, pois ele depende do meio em que os corpos estão imersos. Quanto maior for o valor da constante eletrostática, maior será a força elétrica atuante sobre dois corpos carregados.

A lei de Coulomb é uma importante lei da Física que estabelece que a força eletrostática entre duas cargas elétricas é proporcional ao módulo das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

No SI, a unidade usada para medir a corrente elétrica é o ampere (A), uma homenagem ao físico francês André-Marie Ampère, que equivale à transferência de uma carga de um Coulomb cada segundo: 1 A = 1C/s.

Portanto, 1 Ampère equivale ao fluxo de 6,242 x 1018 elétrons em um segundo passando por uma seção de um condutor.

Quando uma carga interfere em outras cargas, tem-se a força elétrica ou energia potencial elétrica. A Eletrostática possui três princípios: o princípio da atração e repulsão, o princípio da conservação de cargas elétricas e o princípio da eletrização.

Grandezas elétricas básicas: corrente, tensão, potência.

Existem dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas. Objetos carregados eletricamente interagem exercendo forças de atração ou repulsão, de acordo com os seguintes princípios básicos: – Cargas elétricas positivas se repelem; – Cargas elétricas negativas se repelem.

O coulomb (símbolo: C) é a unidade de carga elétrica no Sistema Internacional (SI). É, por definição, a carga elétrica transportada em 1 segundo por uma corrente de 1 ampere.

A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem dentro de um condutor elétrico sólido ou em soluções iónicas, gerando a energia elétrica que conhecemos.

O Ampère (A) é a unidade de medida que mede a quantidade de eletrões que formam uma corrente elétrica por segundo. Dessa forma, 1 A equivale a 1 C/s (coulomb/segundo). Quanto mais ampères, maior é a carga elétrica. Já o Ampère-hora (Ah) é a unidade de medida que indica a capacidade da bateria.

Tensão elétrica:
Também conhecida por voltagem ou diferença de potencial. É representada pelas letras V, v ou v(t). A unidade de medida de tensão elétrica é o Volt (V) e também podem ser usados múltiplos e submúltiplos como: kilovolt(kV), milivolt(mV), entre outros.

Usamos a medida Ampere (A) para medir a corrente elétrica. A medida Volts (V) é relacionada à tensão elétrica. Watt (W) é a medida de potência elétrica que indica a quantidade de energia em joules que é convertida, usada ou dissipada em um segundo.

A fórmula da Lei de Coulomb é utilizada para calcular a força elétrica entre 2 cargas a partir da combinação da constante eletrostática (K), cujo valor no vácuo é 9.109 N. m²/C², pelas 2 cargas elétricas (q1 e q2) multiplicadas entre si e dividida pelo quadrado da distância entre as cargas, em metros (r).

A carga elementar
Seu valor é igual a 1,6 . 10-19 C e é atribuído à carga do elétron (com sinal negativo) e à do próton (com sinal positivo).