Qual é a única causa de queima de um transformador?

Perguntado por: lantunes5 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Basicamente, existem duas causas para a queima de um transformador: as externas e as internas. As internas são problemas de fabricação ou reforma, não há dúvidas.

As principais perdas em transformadores são as perdas no ferro e no cobre do transformador, também chamadas perdas no núcleo e perdas nos enrolamentos. Utilizando o software PSIM, o modelo de circuito equivalente e os parâmetros de um transformador de distribuição, essas perdas são analisadas.

O transformador pode resultar danificado após um curto-circuito prolongado no enrolamento secundário ou uma sobrecarga prolongada. Geralmente, falha consiste em que o enrolamento primário (por ele ter o arame mais fino) sofre um corte em algum ponto, impedindo a circulação de corrente através dele.

Dicas

  1. Um som de zumbido ou estalo geralmente é um indicativo de que o transformador pode queimar.
  2. Nem sempre o primário e o secundário do transformador estão conectados no mesmo aterramento elétrico. Eles geralmente ficam em aterramentos diferentes. Fique atento a essa situação quando for fazer os testes e aferições.

A temperatura do isolamento sólido é o principal factor do envelhecimento do transformador. Esse isolamento, com a temperatura e o tempo, entra num processo de despolimerização, provocando a degradação das propriedades mecânicas do papel, tais como a elasticidade e a resistência aos esforços de tracção.

Como qualquer outro equipamento elétrico, os transformadores podem apresentar falhas e queimar.
...
Transformador Queimado: Por Onde Começar?

  1. Descargas elétricas em dias de chuva;
  2. Falha no projeto de instalação da fonte de alimentação;
  3. Transformador de baixa qualidade;
  4. Curto circuito no lado primário ou secundário.

Um transformador cheio de óleo pode queimar durante dias e o incêndio pode danificar o equipamento ao redor e se espalhar para transformadores adjacentes e canecosde buchas, gerando perdas substanciais de ativos e a possível destruição de toda a usina.

Os tipos de transformadores de energia elétrica são os seguintes: – Transformador de corrente elétrica; – Transformador de potência; – Transformadores de distribuição; – Transformadores de força.

Você também pode sempre verificar e não deixar sobrecarregar o transformador por exceder a carga nominal. Sobrecarga pode levar ao superaquecimento e danos ao transformador.

Os transformadores reais apresentam perdas que devem ser consideradas, devido ao fluxo não permanecer totalmente confinado no interior do núcleo, resultando em fluxo de dispersão nos enrolamentos, além das perdas ôhmicas.

Durante o funcionamento, os transformadores elétricos atingem altas temperaturas, decorrentes do Efeito Joule, um fenômeno físico em que a passagem de corrente elétrica por um corpo resulta no seu aquecimento.

As principais perdas em um motor de indução acontecem devido às perdas Joule no estator, perdas Joule no rotor, perdas Joule no ferro, perdas por dispersão e perdas por ventilação e atrito.

Manutenção Preditiva
Essa manutenção faz a análise dos componentes do transformador e a sua termografia. Também é realizada uma inspeção, ultrassom e testes do transformador. Sendo assim, é possível fazer uma análise completa das condições gerais de um transformador sem ter que paralisar o seu funcionamento.

Falha no projeto da fonte de alimentação; Baixa qualidade do transformador usado; Componentes em curto circuito na ligação correspondente (lado primário); Componentes em curto no lado secundário, entre outros.

A forma mais comum, e que é usada nos transformadores, para variar o fluxo magnético é através da variação do campo magnético causada por uma corrente ALTERNADA. Logo, um transformador ligado em corrente contínua não irá funcionar.

Boa tarde, não tem problema algum, nossos transformadores possuem proteção térmica, e assim que atingir uma temperatura acima do limite, ele se desliga automaticamente.

Se ligarmos o transformador invertido a alta corrente é limitada pela lâmpada que então acende com brilho normal. Se tentarmos medir a tensão no outro enrolamento, dependendo do multímetro usado podemos ter um valor muito acima do esperado.

Desse modo, para detectar um curto numa bobina basta termos um transformador de alta frequência com um medidor de corrente no secundário. Nas condições normais de funcionamento a energia é transferida do primário para o secundário, e isso é indicado pelo instrumento, observe a figura 2.

Aqueles valores que ficam abaixo do adjacente inferior ou acima do adjacente superior são chamados outliers. Esses outliers sinalizam a existência de alguma anormalidade, isto é, indica que o transformador está altamente sobrecarregado ou está altamente subcarregado.

20 anos

A vida útil técnica estimada de um transformador a operar em plena carga é de 20 anos, mas quando opera em sub carga, a sua vida útil técnica passa a ser superior a 20 anos e, quando opera em sobrecarga, a sua vida útil técnica torna-se inferior a 20 anos.