Qual é a turbina mais forte do mundo?

Perguntado por: egil . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Chama-se V236-15,0 MW e, como o nome sugere, atinge 15 MW de potência, num total de cerca de 80 GWh por ano de energia renovável, o suficiente para abastecer 20.000 residências. Ela será instalada em 2022 e lançado comercialmente em 2024. Enquanto isso, a empresa está focada na reciclagem de 100% das turbinas eólicas.

Qual o modelo mais seguro? Já em questões de segurança, especialistas da aviação garantem que os turboélices são tão seguros quanto modelos a jato. A diferença é que os turboélices voam em altitudes menores, fazendo com que a viagem apresente uma maior tendência a sofrer com turbulências.

E o critério de construção é o mesmo, não à toa os modelos com motor turbo-hélice estão entre os mais seguros da aviação, inclusive à frente de muitos jatos. A empresa já produziu cerca de 1.500 unidades. Apesar da velocidade inferior, os voos comerciais do ATR normalmente são curtos.

A Ford revelou novos detalhes do Mustang Dark Horse, modelo que traz motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, com 500 cv de potência e 57,8 kgfm de torque. Trata-se do motor V8 mais potente da história da marca.

1. Motor GSE Turbo 1.3: 142,3 cv/l. O novo motor produzido no Brasil já estreia com o troféu de melhor rendimento.

O Fiat Pulse 2022 terá o motor 1.0 mais potente do Brasil, superando rivais como o TSI ou o turbo do Hyundai HB20. Segundo a Fiat, o motor Turbo 200 Flex terá 130 cavalos de potência com etanol e 125 cv com gasolina.

O motor TSI da Volkswagen acaba de conquistar o Prêmio de Melhor Motor do Mundo. O prêmio, um dos mais prestigiados troféus do mundo dos fabricantes de motores, foi concedido por um júri internacional constituído por jornalistas especializados que examinaram motores divididos em 12 categorias.

É sob o capô onde se esconde a usina de força do Mercedes-AMG CLA 45 S 4Matic+. Afinal, lá está o propulsor de quatro cilindros 2.0 turbo mais potente do mundo! Uma unidade montada à mão capaz de descarregar absurdos 421 cv a 6.750 rpm de potência e torque brutal de 50,98 kgfm entre 5.000 e 5.250 rpm.

Quanto custa um motor de avião
Os motores utilizados pelos jatos comerciais podem variar entre US$ 10 milhões (cerca de R$ 38 milhões) e US$ 35 milhões (cerca de R$ 132,5 milhões).

Cada turbina tem um preço de tabela de US$ 13 milhões.

Um motor CFM 56 como novo para o Boeing 737-300 fabricado pode sair mais de 10 milhões de dólares. Já um motor com vários ciclos de uso, geralmente recém-revisado, por custar por volta de US$ 5 milhões, e esse valor vai diminuindo de acordo com os ciclos disponíveis de uso.

Uma quebra pode ser provocada por sujeira nos filtros, bomba injetora desregulada, óleo lubrificante vencido, entrada de pedaços do coletor de escape ou até restos de componentes, porcas e parafusos”, explica George Norio Kikuchi, gerente de Marketing da Honeywell, fabricante dos turbos Garrett.

O turbo também pode ser danificado pela presença de um corpo estranho, que pode ter se soltado pelo travamento do eixo, pela falta de lubrificação adequada, por um grande impacto, deficiência na filtragem ou até outros fatores. Não é recomendado a utilização de silicones ou cola na entrada e saída de óleo das turbinas.

42, a menor de todas, uma . 50, intermediária, e a grandona, famosa . 70.

Em boletim da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que detalhou as reclamações de clientes de companhias aéreas no segundo semestre de 2022, a Gol Linhas Aéreas é a primeira colocada em quantidade de reclamações, à frente de Latam e Azul, respectivamente.

O maior motor aeronáutico com turbina e engrenagem em construção pela Rolls-Royce, vai quebrar o recorde atual fabricado pela General Electric Aviation.

Elas só são fabricadas hoje por uma única empresa, a francesa Turbomeca.