Qual é a transformação de energia da lâmpada?

Perguntado por: ipadilha4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Basicamente, quando nós colocamos a nossa lâmpada, nós temos energia elétrica e o resistor impede a fluidez da corrente e, com isso, gera um aumento da temperatura e esse aumento de temperatura faz emitir luz. E aí nós temos energia luminosa. Então, um processo de conversão de energia elétrica em energia luminosa.

O LED (Light Emitter Diode ou Diodo Emissor de Luz) é um dispositivo eletrônico que transforma energia elétrica em luz. Essa transformação é diferente da realizada nas lâmpadas convencionais (incandescentes e fluorescentes), que utilizam filamentos metálicos e descargas de gases.

Por exemplo, o chuveiro utiliza a energia elétrica para aquecer a água, portanto ele transforma energia elétrica em energia térmica (calor), o aparelho de som transforma eletricidade em energia sonora, o ventilador transforma a energia elétrica em movimento.

Existem na natureza cinco tipos de energia: mecânica, térmica, elétrica, química e radiante. Eles são responsáveis por produzir trabalho, realizar movimento, além de enviar luz para casas e prédios.

Existem cinco tipos de energia na natureza: térmica, elétrica, mecânica, radiante e química. Cada uma é responsável por uma ação diferente, como a realização de movimento, a produção de trabalho e o envio de luz para casas, prédios e estabelecimentos comerciais.

A transformação da energia elétrica em luz e calor, ocorre pelo fato de filamentos e resistências serem capazes de aumentar a temperatura dos elétrons de forma muito elevada, a ponto de liberarem fótons.

O filamento que se encontra no interior da lâmpada é feito de um metal chamado tungstênio. Quando ligamos esse dispositivo elétrico, a resistência desse metal faz com que a corrente seja “barrada”, fazendo com que a temperatura se eleve ao ponto de emitir luz..

A energia da luz também é chamada de energia luminosa, é caracterizada como toda radiação eletromagnética que possui comprimento e frequência de onda que se encontram na faixa do espectro visível, a qual nós captamos como luz.

A transformação de energia é o fenômeno físico no qual a energia passa de uma forma para outra. Esse processo acontece o tempo todo. Por exemplo, ao bater palmas, você transforma a energia mecânica do movimento de suas mãos em energia sonora e térmica.

b) ( ) As geladeiras transformam energia elétrica em energia térmica.

Por exemplo, na TV, a energia elétrica é transformada em energia sonora e luminosa; no rádio, elétrica em sonora.

O exemplo do celular é especialmente importante, pois ocorrem várias transformações de energia, como: a bateria transforma energia química em elétrica abastecendo os circuitos do celular, uma antena interna capta ondas eletromagnéticas lendo-as como informação e emitindo essas informações na tela por meio da energia ...

A energia térmica está relacionada à temperatura, ou seja, quanto mais quente um objeto, mais energia térmica há nele. Quando aquecemos a panela de pipoca no fogão, utilizamos a energia térmica para esquentar a panela, que transfere o calor para o milho, transformando-o em pipoca.

d) ( ) Os liquidificadores transformam energia elétrica em energia mecânica e sonora.

O fato de a energia ser transformada possibilita a existência de diversas coisas do nosso cotidiano. Desde o carro – que transforma a energia química da combustão da gasolina em energia mecânica – até uma lâmpada – que transforma a energia elétrica em energia luminosa e energia térmica.

E aí nós temos energia luminosa. Então, um processo de conversão de energia elétrica em energia luminosa. Nós temos vários tipos de lâmpadas.

Quando uma menina pedala uma bicicleta, ela transforma a energia química do seu corpo (que obteve dos alimentos) em energia cinética nas rodas da bicicleta (movimento). Da mesma forma, a energia química contida nos combustíveis dos veículos é transformada em energia cinética, para que eles se movimentem.

Lâmpadas! A lâmpada incandescente é um dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica. Thomas Alva Edison em 1879 construiu a primeira lâmpada incandescente utilizando uma haste de carvão(carbono) muito fina que, aquecida até próximo ao ponto de fusão, passa a emitir luz.

Na eletroquímica, a transformação de energia química para energia elétrica é chamada de pilha ou célula galvânica. Esse processo é o primeiro a acontecer e ocorre de forma espontânea, pois as pilhas possuem substâncias químicas capazes de transferir elétrons espontaneamente.

As transformações que ocorrem nos materiais são classificadas em químicas e físicas. As transformações físicas, embora sejam perceptíveis pela mudança na aparência do material, ocorrem de maneira mais passageira, não alterando intimamente a natureza da substância.