Qual é a tradição cultural mais famosa de Minas Gerais?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Em Minas, costuma ser chamada também de Festa do Império, porque durante sua realização é eleito um imperador, que será o festeiro ou o homenageado da próxima festa.

As festas juninas e julinas de Minas Gerais, comemoram as datas de Santo Antônio, São João e São Pedro, elas são sempre bem produzidas, muito animadas e esperadas ansiosamente durante todo o ano.

Quatro sítios históricos de Minas Gerais são considerados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural da Humanidade: a cidade de Ouro Preto; o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; o Centro Histórico de Diamantina e o Conjunto Arquitetônico ...

Sete manifestações culturais brasileiras: música, folguedos e danças populares. A diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira são notórias nos quatro cantos do país. Manifestações ligadas à música, à dança e à religião são símbolo de resistência, da identidade e da história de diversos territórios e povos.

Maneiro o pau
Em alguns municípios da Zona da Mata há esta curiosa dança, também chamada de mineiro-pau, executada por pessoas de diversas idades, cada uma portando um ou dois bastões, que são percutidos, individual ou grupalmente, de forma ritmada de duas, três ou quatro batidas.

Sobre as festas que representam a cultura do Sudeste, vale destacar as festas de santo e folclórica. A Folia de Reis ou Reisado é uma das mais conhecidas. É uma comemoração católica que acontece entre o dia 24 de dezembro a 6 de janeiro, homenageando os Três Reis Magos.

Sertanejo

Especial Música: Sertanejo é o gênero preferido dos mineiros, segundo pesquisa da UFLA.

Uma das principais iguarias do estado, pode ser classificado em diferentes tipos: frescal, curado, canastra. O queijo é uma das particularidades do estado e faz tanto sucesso que é considerado patrimônio imaterial de Minas e do Brasil.

A tradição é a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a fazer parte da cultura.

A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.

Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.

O conjunto urbanístico e arquitetônico de Brasília foi reconhecido como Patrimônio Mundial em 1987. Ele foi o primeiro bem contemporâneo reconhecido pela Unesco. Até então, apenas monumentos centenários localizados em cidades históricas como Paris e Roma faziam parte da lista.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte foi registrada como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais em julho de 2013.

Indígenas, africanos e portugueses contribuíram muito para essa construção. A cultura brasileira, assim como a formação étnica do povo brasileiro, é vasta e diversa.