Qual é a traça que come roupa?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Essa traça pertence à ordem Lepidoptera, a mesma das borboletas.

Os adultos de traças-das-roupas costumam ser bem pequenos, com até 0,5 centímetro. “Elas possuem asas e podem passar um tempo sem se alimentar para focar na reprodução”, comenta.

O biólogo Hugo Bascunan explica que as traças geralmente aparecem em ambientes com alguma umidade e sujeira, pois procuram locais para se reproduzir. Por isso, é comum encontrá-las dentro de armários, guarda-roupas e gavetas, nas frestas de pisos e rodapés e também em paredes e cantos da casa.

O vinagre é um dos queridinhos da limpeza doméstica e é excelente para manter as traças bem longe. Misture 250 ml de água com 250 ml de vinagre branco e aplique dentro do guarda-roupa com a ajuda de um borrifador e um pano macio.

DIETA: As traças de roupas se alimentam de roupas de fibra natural ou com tecidos que contenham suor, restos de comida e secreções humanas. HABITAT: Locais como museus, bibliotecas, tecelagens, armários, entre outros locais que contenham condições favoráveis com temperatura alta, umidade e sujeira.

A larva de traça é pequena, branca e tem cerca de 1cm de comprimento. Já o ovo de traça é muito pequeno, cerca de 1mm, e pode ser encontrado em grande quantidade nas roupas de lã ou seda e em cantos escondidos da sua casa. Em seguida, é hora da limpeza e organização da casa!

Não é só dentro dos armários que as traças vivem. Elas são apaixonadas por qualquer tipo de tecido, seja as fibras dos tapetes, os colchões e sofás. Por causa disso, é muito importante manter esses itens da sua casa higienizados.

Uma solução de álcool e vinagre pode ser muito eficiente para afastar as traças. Aplique a solução na superfície do colchão e faça a limpeza com um pano limpo. Lembre-se que pode ser usado apenas vinagre branco com água, mas nesse caso, a mistura deve apenas ser borrifada no colchão.

Utilize Cedro para Acabar com Traças no Teto
O óleo de cedro pode diluído com água e aplicado no teto com o auxílio de um borrifador. Você também pode usar essa substancia em um difusor para propagar o cheiro do cedro pelo ambiente. As feromonas desse aroma afastam traças e outros insetos.

Outra receita é passar vinagre nos armários e colocar saquinhos de tule com cravo-da-índia ou loro, além de evitar guardar livros ou roupas antigas.

Ao atingir a vida adulta, elas se tornam insetos de 1,3 cm, também conhecidas como mariposas. As traças que danificam as roupas vivem dentro dos guarda-roupas e podem ser identificadas pela presença de furos e buracos nas peças.

Como proteger as roupas
Para espantar as traças, pegue uma pequena quantidade (que esteja dentro de um saco plástico) e coloque junto das suas roupas em um ambiente fechado. Com o passar do tempo as bolinhas vão se desfazer. Vale pontuar que também repele as baratas, mas não mata.

Não há registros de transmissão de doenças causadas pelas traças. Entretanto, um ambiente infestado com esses animais pode ser prejudicial a quem tem rinite alérgica, asma brônquica ou outras sensibilidades respiratórias, já que o aposento certamente apresentará mais poeira e sujidades em suspensão no ar.

Com a alta oferta de alimentos (de papéis a restos de pele e cabelos) e de ambientes úmidos e escuros em nossas casas. Essas são as condições ideais para o aparecimento das traças, que entram por janelas, portas e, em muitos casos, por objetos carregados para dentro do lar.

Segundo o especialista, só há um único método caseiro para acabar com traças: aspirar a casa, móveis e frestas de paredes. “Estes insetos se abrigam em armários, rodapés, sancas de gesso, e outros lugares que acumulam poeira e cabelo. Lá as traças têm alimento e abrigo para reproduzirem”, explica.

Esses animais têm preferência por lugares escuros. As traças sobrevivem melhor em lugares úmidos, enquanto os cupins se adaptam a lugares mais fechados, e fazem colônia com diversos indivíduos de sua espécie.