Qual é a terceira Lei de Ohm?

Perguntado por: mdias . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

Essa lei estabelece que a resistência depende da espessura e comprimento do condutor e do material de que ele é constituído, indicando ainda que é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a sua espessura.

A Segunda Lei de Ohm descreve para a resistência elétrica de um condutor homogêneo de seção transversal uniforme: Quanto maior a área da seção transversal A menor é a sua resistência elétrica. Quanto maior o seu comprimento l maior a sua resistência elétrica.

A lei de Ohm diz que V = IR, onde V = tensão, I = corrente e R = resistência. Esta lei permite determinar, por exemplo, a intensidade de corrente que flui através de um circuito, conhecendo a sua resistência e o valor da tensão da bateria que o alimenta.

A lei de ohm é bem simples, quando temos o valor de duas dessas grandezas é possível encontrar a terceira variável, para isso basta usar uma fórmula que é: V=R.I. Através da variação dessa fórmula podemos encontrar as outras variáveis, como por exemplo: I=V/ R ou R=V/I.

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Quanto maior a tensão, menores serão a corrente e a espessura dos fios, sendo o contrário para tensões menores. Na Europa, a tensão costuma ser 220V, uma forma de economizar com fios de cobre.

Lei de Kirchhoff das Tensões: A soma das tensões em torno de uma malha fechada é zero. onde n conta as tensões dos elementos em torno da malha. A Lei de Kirchhoff das Tensões também pode ser descrita de outra forma: A soma dos aumentos de tensão é igual à soma das quedas de tensão em torno de uma malha fechada.

Usamos a primeira lei de Ohm sempre que queremos saber a resistência, a ddp ou a corrente em um circuito.

Há dois modos de calcular a resistência em um circuito de resistor ôhmico: 1° modo: na fórmula da Primeira Lei de Ohm, o coeficiente angular (a) está na mesma posição que o R. Portanto, calcular a resistência é fazer a tangente do ângulo formado pela reta, que se mantém constante mesmo que ela cresça.

Significado de Volt [V]
2ª definição: Volt equivale à diferença de potencial existente entre dois pontos de um condutor quando, ao transportar 1 (um) Coulomb (C) entre os mesmos, é transmitido 1 (um) Joule (J) de energia.

A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A tensão elétrica provoca este movimento ordenado de partículas elétricas, denominado de corrente elétrica. A unidade de medida da corrente elétrica é o ampere (A), em homenagem a André-Marie Ampère.

Ou seja, os resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. Além de limitar a corrente, os resistores também possuem mais uma função primordial, que é alterar a diferença de potencial em um trecho específico do circuito.

- A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i , então teremos a equação final: Req . i = R1 .

As leis de Ohm foram postuladas em 1827 pelo físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854). Elas ajudam a encontrar o valor da resistência elétrica dos condutores e, além disso, Ohm ainda demonstrou que, nesse objeto, a corrente elétrica é proporcional à diferença de potencial.

A potência elétrica pode ser definida como a conversão de energia elétrica em outra energia útil ao ser humano. No caso do chuveiro, quanto maior a potência elétrica, maior a quantidade de calor que ele gera para aquecer a água.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
Eletr Unidade de medida de resistência elétrica, igual a um milhão de ohms.

A corrente elétrica é um fenômeno que ocorre nos condutores elétricos quando suas cargas se movem de forma ordenada devido a uma tensão gerada por uma diferença de potencial (ddp). Esse movimento pode ocorrer de forma oscilatória, corrente alternada (CA), ou de forma direta, corrente contínua (CC).

No SI, a unidade usada para medir a corrente elétrica é o ampere (A), uma homenagem ao físico francês André-Marie Ampère, que equivale à transferência de uma carga de um Coulomb cada segundo: 1 A = 1C/s.

O Coulomb, representado pela letra C, é responsável pela medida da carga elétrica. Ampère, símbolo da corrente elétrica e sua intensidade, é representado pela letra A.

Solução: As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).