Qual é a teoria de Peter Drucker?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Peter Drucker acreditava que o trabalho do administrador é planejar, organizar, ajustar, medir e formar pessoas. Em suma, para ele “administração é fazer as coisas direito”. Ou seja, ele enxergava essa área como necessária para o bom funcionamento de qualquer empresa ou organização.

Por que Peter Drucker é considerado o pai da administração? O autor dedicou a vida a estudar e melhorar o modo como as organizações são administradas, a partir de diferentes ações. Na prática, atuou como consultor em empresas como a General Motors (GM), ainda nos anos 1940, conhecendo de perto seu funcionamento.

Peter Drucker foi um economista e estudioso austríaco considerado o “pai da administração moderna”, alcunha que ganhou principalmente por seu trabalho em relação ao efeito que a globalização causava na economia de uma forma geral, além do impacto do processo no setor privado.

Como afirma Peter Drucker, a missão é o que define uma empresa — isso significa que a missão deve refletir aquilo que a organização tem de especial e a diferencia das demais, o que chamamos de proposta de valor.

Para Peter Drucker, no seu livro Introdução à Administração “Planejamento Estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas Page 5 QI ESCOLAS E ...

O pensamento empreendedor envolve olhar para o negócio não só visualizando as qualidades, mas enxergando as limitações e as possíveis barreiras que enfrentará.

Ser empreendedor significa ser um realizador e inovador. A pessoa que coloca em prática novas ideias, por meio da criatividade, que faz, que sai da zona de conforto e da área de sonhos e parte para a ação.

As 6 teorias da Administração que todo estudante precisa conhecer

  • Administração Científica.
  • Teoria Clássica.
  • Teoria Burocrática.
  • Teoria das Relações Humanas.
  • Teoria Comportamental da Organização.
  • Teoria Contingencial.

Jules Henri Fayol

Jules Henri Fayol foi um engenheiro, empresário e escritor formado na França. Suas experiências e interesses o levaram a criar a Teoria Administrativa, que integra a Teoria Clássica da Administração e que lhe rendeu o título de pai da Escola Clássica de Administração.

No inicio do século XX, surge FREDERICK W. TAYLOR, engenheiro americano, que apresentou os princípios da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA e o estudo da ADMINISTRAÇÃO como CIÊNCIA.

Se Peter Drucker é considerado o pai da gestão, Michael Porter é o pai da estratégia. Todo ou quase todo o conceito de estratégia que as empresas praticam hoje em dia foi concebido por Michael Porter, em 1980 com o lançamento do seu livro, Estratégia Competitiva, mundialmente conhecido e admirado.

Para os neoclássicos a administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. E o bom administrador é aquele que possibilita ao grupo alcançar esses objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforços e com menos atritos com outras atividades úteis.

Resumindo, para Peter Drucker a essência do empreendedor é transformar idéias inovadoras em ações lucrativas, já que o empreendedor vê nas mudanças as oportunidades de negócios.

Peter Drucker definiu as mudanças no trabalho ocorridas na primeira fase da Revolução Industrial como “divórcio entre quem produz e os meios de produção”.

Missão, Visão e Valores são as partes de uma das mais importantes ferramentas de gestão que as empresas podem usar para definir a sua estratégia de negócio. É a partir da MVV que as empresas alinham seu propósito e promovem a reflexão sobre o presente e futuro do empreendimento.

Os valores de uma empresa são um conjunto de crenças e princípios corporativos que orientam o comportamento dos membros da organização. Eles se referem àquilo que a companhia acredita, defende e valoriza, também se conectando com a maneira com que a organização quer ser percebida pelos públicos de interesse.