Qual é a teoria de Fibonacci?

Perguntado por: ovidal . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A sucessão de Fibonacci é uma sequência de números inteiros iniciados por zero e um, no qual cada termo subsequente corresponde a soma dos dois números anteriores: 0,1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584...

Fibonacci ou Leonardo de Pisa (1170-1250), um famoso matemático italiano, criou a sequência que leva seu nome a partir da observação do crescimento de uma população de coelhos. Os números descrevem a quantidade de casais em uma população de coelhos após n meses, partindo dos seguintes pressupostos: 1.

A verdade é que a sequência de Fibonacci pode ser percebida na natureza. São exemplos disso as folhas das árvores, as pétalas das rosas, os frutos como o abacaxi, as conchas espiraladas dos caracóis ou as galáxias.

Como usar a Retração de Fibonacci na prática

  1. Selecione a ferramenta retração de Fibonacci.
  2. Clique no ponto inicial do movimento de alta ou baixa.
  3. Clique no ponto final do movimento de alta ou baixa.

Seu valor é constituído por 1,6180339887, ou simplesmente 1,6180. Na maioria das vezes a proporção áurea é simbolizada usando phi, após a 21ª letra do alfabeto grego.

A palavra Fibonacci é usada porque o matemático italiano, Leonardo de Pisa, foi quem concebeu uma fórmula para essa sequência. Mas além de saber o que é Fibonacci, é importante saber que essa sequência é aplicada em análise de mercados financeiros, na ciência da computação e em teoria dos jogos.

Esta constante cria uma relação muito próxima com o número de ouro (1,61803399), chamado de proporção áurea, que representa matematicamente a "perfeição da natureza". Afinal, ao dividir um número da sequência de Fibonacci por seu anterior, o resultado será cada vez mais próximo de 1,618.

Mais um exemplo: admita que o número 1 represente um número natural qualquer cuja divisão por 2 deixa resto 1. Por exemplo, os números 1, 3, 5, 7 etc. podem ser entendidos nesse caso como número 1 porque deixam resto 1 na divisão por 2.

É considerado por alguns como o mais talentoso matemático ocidental da Idade Média. Ficou conhecido pela descoberta da sequência de Fibonacci e pelo seu papel na introdução dos algarismos arábicos na Europa.

A sequência de Fibonacci é uma sequência de números, onde o número 1 é o primeiro e segundo termo da ordem e os demais são originados pela soma de seus antecessores. Dentre todos os mistérios da Matemática, a sequência de Fibonacci é considerada uma das mais fascinantes descobertas da história.

Isto significa que todos os termos da sequência (a partir de n=2), são obtidos pela soma dos dois termos anteriores. A sequência gerada a partir dessa construção, foi nomeada Sequência de Fibonacci, em homenagem ao matemático Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa.

Sob a proteção do imperador Frederico II, e por ter resolvido problemas matemáticos da corte, Fibonacci aprofundou seus estudos sobre matemática, avaliando que os algarismos arábicos seriam mais eficientes que os números romanos para cálculos aritméticos.

Entre as muitas contribuições de Fibonacci à matemática, a de maior impacto foi certamente ter introduzido na Europa o “sistema indiano” de numeração, isto é, o sistema posicional decimal que utilizamos até hoje.

Hípaso

A descoberta do número de ouro começou com Hípaso, membro da escola pitagórica, que estudou sobre a incomensurabilidade no triângulo retângulo isósceles. Tomando como objeto de análise o pentágono regular, a questão da incomensurabilidade foi esmiuçada uma vez mais.

sete

Dizem que o sete é o número preferido de Deus.

Nos momentos em que duvidamos dessa verdade imutável, basta lembrar da mensagem que trazemos no corpo. Esse é o poder da mensagem que há dentro das nossas células". O nome de Deus tem as mesmas letras e o mesmo sentido em todas as línguas, alega o pesquisador.

O SETE, podemos dizer, é o Espírito na Terra, apoiado nos Quatro Elementos; Ou, a Matéria "iluminada pelo Espírito". É a Alma servida pela Natureza. "Ele é o número da Perfeição Divina, pois no sétimo dia Deus descansou de todas as suas obras."

É muito comum encontrar nas copas das árvores, no ramo de uma planta, nas folhas e até em pétalas de flores. Isso porque as plantas conseguem absorver maior radiação solar devido a este arranjo estrutural.

É uma variação da Regra dos Terços, um dos princípios básicos da fotografia. A Regra dos Terços divide um quadro em três linhas e três colunas de tamanho igual, resultando em 1: 1: 1 na vertical e 1: 1: 1 na horizontal.

O número de ouro pode ser encontrado de forma aproximada no homem (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), nas colmeias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem de crescimento na natureza.

Este número que foi, mais tarde, chamado de número de ouro e foi designado de numero phi, por ser a inicial do nome de Fídias, escultor e arquiteto grego que utilizou a proporção de ouro em muitos dos seus trabalhos, inclusive nas dimensões da fachada do Partenon .