Qual é a temperatura no topo do Monte Everest?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

O ar gelado, que no inverno pode cair à temperatura de 62 graus Celsius negativos, no topo da montanha, vem sendo difícil para seus pulmões. Caso tenha sucesso, Kobusch, 29, gravará seu nome na história das escaladas do Everest, e em uma posição de grande destaque.

O total, somando os tempos médios, é de 540 horas. Este montante de horas equivale a 22,5 dias ( pouco mais de 7 semanas).

O cume do Everest, com pouco mais de 29 mil pés, tem aproximadamente um terço da pressão do ar que existe no nível do mar, o que reduz significativamente a capacidade de um alpinista respirar oxigênio suficiente para se manter vivo.

No entanto, se quisermos cozinhar algum alimento em lugares de altitude muito elevada, como o Monte Everest, em panelas comuns, será muito difícil. Isso porque a água irá entrar em ebulição e secar antes mesmo que o alimento termine de cozinhar.

Antártida Oriental

O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico, de acordo com um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.

As baixas temperaturas (que podem chegar a 70 ºC negativos) e a alta altitude acabam trazendo grandes problemas ao corpo: os músculos ficam fracos, chega pouco oxigênio ao cérebro e existem grandes chances do pulmão corre risco de sofrer edemas.

Monte Everest: mortes que aconteceram com escaladores
Muitos alpinistas escalam a montanha em expedições extraoficiais, então, precisar o número de mortes até hoje é impossível. De acordo com os registros oficiais, de 1924 a 2015 morreram 282 pessoas e muitos corpos ainda estão soterrados pela neve.

Holanda

A Holanda é considerada a nação mais alta do mundo, mas sua população está ficando mais baixa, de acordo com pesquisadores holandeses. Embora a altura tenha aumentado nos últimos 100 anos, o estudo mostrou que os homens holandeses nascidos em 2001 eram 1 centímetro (0,39 polegadas) mais baixos do que os de 1980.

Entre os organismos que nadam, voam e correm nas ladeiras aparentemente áridas do Monte Everest estão os tardígrados e os rotíferos, duas criaturas microscópicas resistentes que podem sobreviver mesmo no vácuo do espaço.

RIO O cearense Rosier Alexandre sobreviveu à avalanche mais letal da história do Everest que deixou 12 mortos nessa sexta-feira. Durante a tragédia, ele estava no acampamento base (5.350m) da maior montanha do mundo desde o último dia 13 com mais 16 alpinistas.

O recorde masculino também pertence a um nepalês: Kami Rita Sherpa, 52, que já chegou ao topo do Everest 26 vezes —a última das quais também nesta semana. Mingma Gelu Sherpa, irmão de Lhakpa, e uma autoridade de turismo nepalesa confirmaram o feito da alpinista.

As descobertas servem como um alerta de que o rápido derretimento das geleiras em alguns dos pontos mais altos da Terra pode trazer impactos climáticos cada vez piores, incluindo avalanches mais frequentes e o esgotamento das fontes de água das quais cerca de 1,6 bilhão de pessoas nas cadeias montanhosas dependem para ...

Tsang Yin-hung, de 44 anos, escalou a montanha de 8.848 metros em um tempo recorde de 25 horas e 50 minutos.

Pico da Neblina

Também chamado de Yaripo pelos índios Yanomamis, o Pico da Neblina está localizado na Amazônia e é a montanha mais alta do Brasil. Sua altitude é de 2.993,78 metros, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O da água é de 100°C ao nível do mar. Assim, se estiver ao nível do mar, a temperatura da água não ultrapassará os 100°C na forma líquida, mas permanecerá constante até que todo o líquido vire vapor.

Até 2019, qualquer pessoa que pagasse o valor de US$ 11 mil dólares, poderia tentar escalar a montanha. No entanto, uma comissão que inclui integrantes do governo, especialistas e agências, quer dificultar a liberação das licenças, para que apenas pessoas preparadas recebam a autorização para subir o Everest.