Qual é a temperatura do hidrogênio líquido?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

253°C

O hidrogénio líquido (HL2) é um líquido muito leve (densidade 70 g/litro a uma temperatura de –253°C).

Já o hidrogênio é explosivo, não é confiável e pega fogo fácil. Provavelmente, foi ele que provocou as queimaduras no menino João. O problema acontece pelo atrito, que causa explosão.

Apesar de o nitrogênio ser um gás inerte, quando se encontra em sua forma liquefeita, devido à sua baixa temperatura, cerca de –196 ºC, caso entre em contato com a pele, ele causará queimaduras criogênicas que são muito doloridas e causam imediato congelamento do local atingido.

Em alguns casos, é possível comprar um litro de hidrogênio, especialmente para veículos que rodam com esse tipo de combustível. Hoje, o preço por litro varia entre 3 e 5 euros na Europa, algo em torno de R$25,00.

Apesar de ser abundante, o hidrogénio tem como principais características o facto de ser inflamável, incolor, inodoro e insolúvel em água.

Para que atingir o estado líquido o hidrogênio deve estar abaixo do seu ponto de ebulição (-253 °C) na pressão ambiente num tanque muito bem isolado, geralmente com vácuo entre duas camadas, muito parecido com uma garrafa térmica.

O hidrogénio não é venenoso. O hidrogé- nio provoca a asfixia quando inalado em concentrações elevadas. Não deverá ser permitida a estadia de pessoas em am- bientes com concentrações elevadas de hidrogénio devido ao perigo de explosão. Por esta razão, a proteção respiratória não é relevante ao trabalhar com hidrogénio.

A forma mais comum é armazenando o hidrogênio como um gás comprimido, mas também é possível armazená-lo como um líquido criogênico exigindo temperaturas muito baixas.

Desafios do combustível de hidrogênio
O hidrogênio verde demanda grande quantidade de energia para ser gerado, fator que encarece a sua produção. Além disso, é um elemento extremamente inflamável, e requer cuidados especiais em seu armazenamento e transporte.

Veja só: 1 litro de água (1.000 gramas) tem 110 gramas de hidrogênio.

A produção do hidrogênio se dá normalmente pela extração de combustíveis fósseis através de um processo químico. O hidrogênio também pode ser extraído da água via produção biológica, através de um biorreator de algas ou usando eletricidade (eletrólise), calor (termólise), ou ainda quimicamente (reação redox).

O hidrogênio, quando respirado em elevadas concentrações, causa asfixia. Os sintomas podem incluir perda de conhecimento, além de motricidade. Isso é extremamente perigoso, pois neste caso, a vítima pode não perceber que está passando por uma asfixia.

As propriedades do fluido de isqueiro são que ele é um líquido incolor como a água, menos denso do que a água, imiscível, ou seja, não se mistura e inflamável. Isso acontece porque o fluído de isqueiro não se mistura com a água.

O hidrogênio é um gás incolor e inodoro, não tóxico e classificado como gás extremamente inflamável, de acordo com a regulamentação em vigor. De fato, para causar a ignição do hidrogênio é necessário 15 vezes menos energia que para o gás natural.

Na coluna de agosto ele demonstrou como é possível colocar a mão dentro de nitrogênio líquido, que está a uma temperatura de -195 oC, sem muitos danos para a pele. Apenas alguns instantes a mais em contato com o nitrogênio líquido podem resultar em congelamento e severos danos para a mão.