Qual é a temperatura dentro de um avião?

Perguntado por: isilva7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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A temperatura durante o voo é mantida a 23–25°C.

Isto faz com que o oxigênio disponível no ar seja menor, deixando a pressão baixa. Assim, o frio serve para diminuir os sintomas que isso causaria no organismo. E não para por aí, as cabines de aviões ainda contam com um sistema de ar pressurizado, que deixam os passageiros mais sensíveis a essa queda de pressão.

A temperatura pode chegar a até 50ºC negativos, dependendo do voo.

Por que não devemos usar celular durante um voo? A proibição da utilização de aparelhos eletrônicos se deve ao fato de que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos celulares são capazes de se comunicar via rede sem fio e podem ser de tamanho suficiente para causar interferências em certos equipamentos do avião.

Esse fenômeno acontece de 9 a 40 mil pés dentro da nuvem – sim, essa nuvem chega mesmo a essa altitude, onde a temperatura beira os -50ºC!

Sua velocidade vai reduzir, não haverá empuxo suficiente para mantê-lo no ar e ele vai cair. Também temos que levar em conta a gravidade terrestre, com aceleração de aproximadamente 9,8 m/s².

Agora, se pensarmos nos jatos comerciais, a altura máxima que um avião pode voar aumenta consideravelmente. Por exemplo, aviões de passageiros e cargas produzidos por Embraer, Airbus e Boeing têm a altura máxima de voo variando entre 10.972 e 12.192 metros de altura, de acordo com cada fabricante.

Além de influenciar no conforto, a altitude ajuda os aviões a economizarem combustível. Com o ar mais rarefeito, precisam de menos combustível para realizar a queima dentro do motor. Como existem menos moléculas de ar na altitude, também são necessárias menos moléculas de combustível.

De acordo com pesquisas, o celular é uma fonte emissora e receptora de ondas eletromagnéticas que podem provocar alguma interferência nos instrumentos do avião, já que podem causar um campo magnético falso. Esse é o porquê de não poder usar celular no avião.

Relembrar é viver:
Eles pularam de uma altitude de 10.000 metros sob temperaturas de -55ºC e ainda conseguiram realizar manobras sincronizadas durante os 40 segundos de queda livre.

Isso porque a própria composição e aerodinâmica das aeronaves é feita para suportar movimentos EXTREMAMENTE vigorosos, muito mais fortes do que costumamos sentir geralmente nos voos, mesmo aqueles com muita turbulência. Além disso, as tripulações são treinadas e instruídas a evitar zonas de risco.

Isso ocorre em função da mudança brusca de pressão durante a decolagem e o pouso. Há pessoas que, além da dor no ouvido, sentem outros incômodos, como dor ou pressão na cabeça, nos dentes e na face (principalmente em torno do nariz). De maneira geral, todo esse desconforto cessa em alguns minutos após o fim da viagem.

Veja a altitude média dos principais aviões comerciais:
Turboélice monomotor (Cessna Caravan): 10 mil pés (3.048 metros) Turboélice bimotor (ATR 72-600): 20 mil pés (6.096 metros) Jato (Boeing, Airbus e Embraer): 36 mil a 40 mil pés (10.972 a 12.192 metros) Jato supersônico (Concorde): 60 mil pés (18.288 metros)

Na maioria das aeronaves, os passageiros recebem um travesseiro e um cobertor, ou podem os pedir ao serviço de cabine.

1. Evite os últimos assentos. A forma ideal de não sentir a turbulência é evitar sentar nas últimas poltronas do avião. As poltronas que estão no centro de gravidade do avião e nas asas percebem menos essas alterações, enquanto as posições que estão na cauda do avião são as que mais as percebem.

É uma dúvida comum entre os passageiros de avião: posso usar o WhatsApp ou outros serviços de troca de mensagens durante o voo? A resposta é : sim.

Durante a viagem, é permitido usar o celular no avião para inúmeras funções, como ouvir música, ver vídeos, editar documentos, usar aplicativos de comunicação, etc. Tudo isso, desde que ele esteja conectado apenas à rede wi-fi da aeronave.