Qual é a temperatura da crosta terrestre?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A Crosta Terrestre é a primeira camada da Terra, ela é uma fina camada que cobre o nosso planeta e é considerada a mais superficial. É nela que a vida humana se desenvolve, é essencial para todos nós. Sua espessura varia de 5 a 70 km e a temperatura fica entre 800°C a 1000°C.

A crosta terrestre é a camada mais externa e mais fina da Terra. Corresponde a cerca de 1% do Planeta e estende-se a, no máximo, 80 quilômetros de profundidade.

O manto terrestre corresponde à segunda camada da Terra. Localiza-se entre o núcleo e a crosta, com uma profundidade que vai de 30 km abaixo da crosta até 2.900 km e com temperaturas que chegam a 2.000°C.

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.

A crosta terrestre é a camada mais superficial do planeta Terra. Ela é formada por rochas, minerais e solo, além de servir como substrato para as atividades humanas. A crosta terrestre é fragmentada em grandes blocos rochosos chamados de placas tectônicas.

Potássio-40, tório-232, urânio-235 e urânio-238 são quatro dos isótopos radioativos que mantêm o interior da Terra quente. Juntamente com o núcleo quente e o manto, esses isótopos liberadores de energia é que fornecem o calor para impulsionar o movimento das placas.

A crosta, o manto, o núcleo, a litosfera e a mesosfera compõem a estrutura terrestre. O estudo das camadas da Terra é realizado na superfície, observando seus fenômenos. As camadas da Terra possuem duas abordagens distintas, uma segundo a composição química e a outra conforme o comportamento físico.

O manto é a camada mais extensa, localizada abaixo da crosta da Terra. Ela é formada por diferentes tipos de rochas, como silício e magnésio, que permanecem em estado líquido como consequência do calor emanado pelo núcleo. O manto é dividido em duas camadas: manto superior e manto inferior.

A termosfera é a camada mais extensa e mais quente da atmosfera; por absorver mais facilmente a radiação solar, sua temperatura pode ultrapassar os 1000 °C.

em Geofísica do Observatório Nacional (ON/MCTI), Suze Guimarães, o núcleo da Terra está localizado a quase 3.000 km de profundidade da superfície terrestre e tem raio de aproximadamente 3.500 km. Suas altas temperaturas são similares às da superfície do Sol, podendo variar de 4.400° C a 6.000° C.

Em termos de localização, a crosta terrestre pode ser dividida em duas partes: a crosta oceânica e a crosta continental. A oceânica é a mais fina, com uma profundidade que varia entre 5 e 10 quilômetros, enquanto a continental é mais grossa, variando entre 30 e 70 quilômetros.

As placas tectônicas são formações rochosas que cobrem a superfície do planeta Terra. A crosta terrestre é composta por 14 placas principais e 38 placas menores. Essas placas estão em constante e lento movimento e essa movimentação é responsável pelos terremotos, tsunamis, formação de montanhas e atividades vulcânicas.

Assim, as placas tectônicas, situadas na crosta terrestre, movimentam-se mediante a ação do magma do manto. Esses movimentos são, em geral, de afastamento ou colisão. Eles são muito lentos, mas contínuos. A movimentação das placas tectônicas desencadeia fenômenos como os vulcões e os terremotos.

Conheça as principais camadas da Terra. As principais camadas da Terra são a crosta, o manto e o núcleo (externo e interno).

3700°C

A temperatura entre o núcleo e o manto é estimada em cerca de 3700°C, podendo atingir de 4000 a 6000 °C no núcleo interno.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.

O espaço, por outro lado, não tem atmosfera nem pressão exercida pelas moléculas de ar; é essencialmente um vácuo.