Qual é a taxa normal do PSA?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 3 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.

De fato, o PSA alterado é um indicativo do câncer de próstata. Ainda de acordo com o Oncoguia, quando os valores dessa substância estão entre 4 ng/ml e 10 ng/ml as chances de ser diagnosticado com a doença é de 25%. Já acima de 10 ng/ml, o risco sobe para 50%.

Em geral, um PSA maior que 4 ng/ml é considerado alto, e o seu médico urologista deverá solicitar a repetição do exame e a realização de exames complementares conforme sua idade e quadro clínico.

Existem remédios que diminuem o volume da próstata, um deles é a dutasterida ou finasterida e, reduzindo o tamanho da próstata, o PSA consequentemente acompanha e vai ser diminuído.

Ter um PSA alto significa ter câncer de próstata.
A decisão de realizar uma biópsia da próstata deve estar baseada não só no PSA e nos resultados do exame físico, mas deve também levar em conta outros fatores, incluindo a idade do paciente, histórico familiar, etnia, outros exames de PSA e doenças concomitantes.

Quais doenças podem aumentar o nível de PSA (Antígeno Prostático Específico)? Além do próprio câncer de próstata, outras condições não cancerosas também podem aumentar o nível de PSA, por exemplo, a hiperplasia prostática benigna. Conforme o homem envelhece, a próstata tende a aumentar de tamanho.

Algumas pesquisas sugeriram que o uso a longo prazo de certos medicamentos, como aspirina, estatinas e diuréticos pode diminuir o nível do PSA.

Qual é a relação entre PSA livre e total? A relação entre PSA livre e total faz toda a diferença no resultado do exame. Geralmente, pacientes com maior proporção de PSA livre, quando comparado ao PSA total, não têm câncer de próstata. Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.

O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do: PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.

Ela pode passar dos 20 gramas para até 120 gramas, nos casos mais graves.

Quando realizar o exame de PSA Livre
Porém, quando a relação entre estes dois valores é inferior a 10% é provável ter câncer de próstata e, quando mais baixo for o valor maior a chance, sendo necessário fazer cirurgia, e em alguns casos radioterapia e quimioterapia.

Classicamente, um valor de PSA acima de 4,0 (a unidade de doseamento é ng/ml, ou seja, nanograma por mililitro) era considerado suspeito. Um valor inferior a 4 não mereceria biópsia, um valor superior a 10 era francamente suspeito e considerava-se que um valor entre 4 e 10 se situava na chamada “zona cinzenta”.

Cinco sinais de que há algum problema na próstata

  • Desejo frequente de urinar;
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Dor ou queimação ao urinar ou ejacular;
  • Dor ou rigidez frequente na parte inferior das costas, nos quadris, na área pélvica ou retal ou na parte superior das coxas;
  • Jato urinário fraco ou gotejamento de urina.

Quando a relação PSA total/livre está abaixo de 20%, existe uma chance de aproximadamente 25%de encontrarmos câncer de próstata após uma biópsia. Respondendo sua pergunta... relação acima de 28% não é um parâmetro isolado que leva a indicação de uma biópsia de próstata.

Próstata Aumentada? Conheça os Tratamentos para reduzir o tamanho da próstata

  • Casca de pygeum;
  • Serenoa repens (saw palmetto);
  • Sementes de abóbora;
  • Urtiga;
  • Licopeno (encontrado em muitas frutas, como o tomate).

Chá verde

Chá verde: a maioria dos chás possui altos níveis de antioxidantes, esse componente pode prevenir e retardar o dano celular tecidual. Dito isso, com base em algumas pesquisas, o chá verde pode retardar o crescimento das células benignas na próstata.

O tratamento para Prostatie varia. Geralmente composto pela indicação de uso de antibióticos, por um mínimo de 21 dias para as Prostatites agudas e 4 a 6 semanas para as Prostatites crônicas. O urologista pode recomendar também os anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou os analgésicos para aliviar a dor e o desconforto.

A causa exata não é conhecida, mas provavelmente envolve alterações causadas por hormônios, incluindo a testosterona e, principalmente, a di-hidrotestosterona. Outros fatores podem estar envolvidos, como idade, história familiar e alterações genéticas.

A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada no momento do rastreamento da doença com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, os alimentos ricos em gorduras saturadas e zinco favorecem o crescimento da próstata. Por isso, devem ser evitados.