Qual é a taxa de triglicérides normal?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Triglicérides acima de 150 mg/dL, em exame feito em jejum, em adultos, devem chamar atenção de médicos e pacientes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em crianças e adolescentes, os níveis desejáveis são abaixo de 75 mg/dL (entre 0 a 9 anos) e de 90 mg/dL (entre 10 a 19 anos).

Todos nós possuímos triglicerídeos e isso é normal. É muito importante se atentar aos níveis elevados, quando estão acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, uma vez que isto está diretamente relacionado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, algo que pode resultar em doenças cardiovasculares.

Triglicerídeos são as principais gorduras do organismo humano e a reserva de energia do corpo. Altos níveis de triglicerídeos (acima de 200) podem causar doença coronariana. Além disso, a taxa de triglicerídeos elevada está associada a doenças como hipertensão arterial, diabetes e problemas cardiovasculares.

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

Pessoas com triglicerídeos alto não apresentam sintomas. Por isso, é importante realizar exames de sangue periodicamente, sendo esse o único jeito de saber o nível de triglicerídeos.

O que causa triglicerídeos alto? A principal causa para o aumento nas taxas de triglicerídeos é, sem dúvida, a má alimentação. Nesse sentido, o consumo de alimentos como açúcar, pães, massas e todos que contenham quantidades elevadas de carboidratos deve ser controlado.

Para evitar triglicerídeos alto, é também importante limitar a quantidade de gorduras, principalmente as gorduras saturadas de origem animal, pois são prejudiciais em excesso. Entre elas, incluem-se carnes e queijos com teor de gordura superior a 20%.

COMO BAIXAR TRIGLECERÍDIOS ALTO?

  1. Evitar ingerir alimentos ricos em colesterol e gorduras saturadas;
  2. Consumir mais fibras;
  3. Não se alimentar de comidas repletas de carboidratos;
  4. Praticar atividades físicas constantemente;
  5. Administrar remédios para tratamento da hipertrigliceridemia, como gemfibrozil e “vastatinas”.

EVITE: Arroz branco, pães, massas e salgados feitos com farinha de trigo comum, farinha de mandioca. Açúcares, mel, melado, caldo de cana, leite condensado. Doces em calda, pé de moleque, paçocas, doces de padaria, chocolates e guloseimas em geral.

4 dicas para baixar os triglicerídeos alto

  1. Faça atividades físicas.
  2. Diminua o consumo de gorduras.
  3. Diminua o consumo de carboidratos simples.
  4. Aumente o consumo de Ômega 3.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

Café da manhã

  • Pão integral.
  • Queijo minas frescal light.
  • Leite semi-desnatado.

CHÁS PARA COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS:

  • Chá de canela. O chá de canela ajuda a reduzir as taxas de triglicerídeos alto por auxiliar na diminuição dos níveis de gordura no corpo, mas também possui algumas contraindicações. ...
  • Chá de salsa. ...
  • Chá verde. ...
  • Chá preto. ...
  • Chá de alcachofra.

Os principais alimentos vilões que favorecem o aumento do triglicérides no sangue são todos aqueles considerados fonte de carboidratos e gorduras.

Opte pelas frutas mais ricas em fibras, como laranja, ameixa e maçã. Os alimentos com este nutriente aumentam o trânsito intestinal, diminuindo, assim, a absorção do que é ingerido. E lembre-se de consumi-las com casca e tudo, sem desperdiçar as fibras.

AVC, angina e infarto são alguns dos problemas que podem ser causados pelo aumento dos níveis de triglicérides e colesterol no sangue.

A alimentação diária de quem sofre com o triglicérides elevado pode contar com o consumo moderado de ovos, na forma cozida ou de omelete. Entretanto, os ovos fritos devem ser evitados nas refeições dessas pessoas, isso porque o óleo e a manteiga contribuem para o aumento dos níveis de triglicerídeos no sangue.