Qual é a tarja da fluoxetina?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 12 votos

A fluoxetina é um medicamento controlado, de tarja vermelha, e exige a apresentação e a retenção da receita médica na farmácia no momento da compra.

São os medicamentos de maior controle e podem apresentar muitos efeitos colaterais e reações adversas.

Tarja preta: são medicamentos que precisam de controle maior para serem comercializados. Geralmente, são fármacos que afetam o sistema nervoso central, podendo causar dependência ou levar à morte e que só podem ser adquiridos mediante apresentação de prescrição médica que deve ser retida com o farmacêutico.

Antidepressivos tarja preta
Amitriptilina, mirta-zapina, duloxetina e fluoxetina são alguns antidepressivos de tarja preta. Sua ação no cérebro auxilia na reversão de estados emocionais negativos e pensamentos suicidas, comuns entre pacientes com depressão.

Interações Medicamentosas
Alguns medicamentos e substâncias não devem ser usados em associação com a fluoxetina devido ao aumento do risco de efeitos adversos. Os principais são: Anti-inflamatórios não-esteroides (AINE). Bebidas alcoólicas.

A sertralina parece ter uma taxa de sucesso no tratamento da depressão até 40% maior que a fluoxetina.

Antidepressivos: Exemplos dos Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina

CompostoMedicamento de referênciaSimilares mais comuns
SertralinaZoloft®Assert®, Serenata®, Tolrest®
FluoxetinaProzac®Daforin®, Fluxene®, Verotina®
ParoxetinaPaxil®Aropax®, Pondera®, Cebrilin®
EscitalopramLexapro®Exodus®, Reconter®, Oxipax®

Portanto, se você recebeu a indicação de uso da fluoxetina e ainda não faz terapia, recomendamos que você procure um psicólogo! Essa é uma decisão que terá um impacto grande no combate da depressão e também de outros transtornos como a ansiedade.

Quanto aos efeitos dos remédios de tarja vermelha, estes são mais lentos e não trazem riscos tão dolosos à saúde. No entanto, apresentam alguns efeitos colaterais, como causar mal-estar em alguns pacientes.

Legalizado e aprovado pela Anvisa, o clonazepam (Rivotril) é o segundo remédio mais vendido e utilizado no país. Contudo, o clonazepam é um remédio considerado "tarja preta", então, para comprá-lo em farmácias, é necessário ter uma receita médica em mãos.

Representa os medicamentos genéricos e deve conter a inscrição “Medicamento Genérico”, na cor azul.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

O medicamento Cloridrato de Sertralina possui tarja vermelha com os seguintes dizeres: “Venda sob prescrição médica. Dessa forma, só podendo ser vendido com retenção da receita.

Para quem não sabe do que se trata, a Ritalina é um medicamento de tarja preta que tem como substância ativa o cloridrato de metilfenidato, estimulante do sistema nervoso central.

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

Embora os remédios tarja preta sejam efetivos no tratamento da depressão e ansiedade, usar apenas eles não é o suficiente para combater esses problemas. Desse modo, deve-se encontrar outras maneiras de aprimorar a atuação dos medicamentos.

Além disso, este outro artigo científico (também em inglês) aponta que a sertralina tem vantagem sobre a fluoxetina em pacientes severamente deprimidos e os pacientes melancólicos com baixa ansiedade.

A bupropiona (ou cloridrato de bupropiona) é um antidepressivo antigo, desenvolvido pela indústria farmacêutica na década de 80, que atua nos níveis de dois neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) com o objetivo de dar ânimo e motivação ao paciente que apresenta um quadro de depressão.