Qual é a tapioca mais saudável?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Com ingredientes selecionados, livres de agrotóxicos e conservantes, a Tapioca Orgânica da BeijuBom é uma ótima opção para quem se preocupa com a saúde. O resultado é um produto mais fresco, com os nutrientes preservados, além de não conter sódio.

Crepioca é mais saudável que tapioca? Ambas são alternativas bastante saudáveis, mas a crepioca possui mais proteínas e menos carboidratos do que a tapioca, sendo preferida em dietas para ganho de massa muscular ou perda de peso.

Depende de quem come, da quantidade, do horário e com o que você come. Se você come uma vez ao dia em uma quantidade adequada, a tapioca pode ser uma super aliada na alimentação! Uma dica ótima para controlar a quantidade é usar uma peneira ou um coador, porque assim preenche melhor a frigideira.

“Em relação ao pão integral, a tapioca é inferior nutricionalmente. O pão integral tem uma boa quantidade de proteínas, fibras, é rico em minerais e vitaminas do complexo B, enquanto a tapioca nos oferece basicamente carboidratos”, comenta.

A nutricionista recomenda que se coma de uma ou duas tapiocas por dia, sempre em substituição ao pão.

A combinação de tapioca com ovo é uma opção deliciosa e nutritiva para perder peso! A tapioca é amiga fiel de quem está no processo de emagrecimento, pois une poucas calorias à saciedade. Versátil, ela pode ser combinada com frutas em sua versão doce ou proteínas na salgada.

A nutricionista explica que ela pode ser usada no café da manhã ou lanche da tarde. “Para emagrecimento, é importante evitá-la à noite devido ao seu índice glicêmico. A quantidade deve ser adequada para cada indivíduo, cerca de 2 a 3 colheres de sopa são porções ideais para emagrecimento”, diz.

Apesar de conter menos sódio, a tapioca concentra mais calorias e carboidratos do que o pão, além de não ter fibras. Isso quer dizer que o seu índice glicêmico é maior, ou seja, ela é rapidamente digerida pelo organismo e é transformada em glicose (açúcar) no sangue com mais rapidez do que o pão integral.

Quer emagrecer? Troque tapioca por crepioca. Tapioca é rica em carboidratos e pobre em proteínas e fibras – não muito diferente de uma unidade de pão francês. Isso torna a crepioca uma opção mais saudável e menos calórica.

A tapioca possui mais calorias e não tem fibras que são super importantes para nosso intestino e para reduzir a velocidade da absorção do carboidrato pelo corpo. Portanto, se você está diminuindo o consumo de carboidratos e buscando emagrecimento, o cuscuz pode ser uma melhor opção para você.

A tapioca pode ser incluída em qualquer horário do dia, desde que esteja em equilíbrio com as demais refeições.

Por isso, a tapioca não é indicada para diabéticos, pessoas com intolerância a glicose ou para quem está fazendo dieta de emagrecimento. “A tapioca não tem gordura e é um bom carboidrato ... “A tapioca é um alimento de alto índice glicêmico.

Mas, mesmo assim, é possível emagrecer comendo tapioca. Portanto, uma dica é incluir na massa ingredientes ricos em fibras, como chia ou linhaça triturada. Assim, dá para reduzir o índice glicêmico da preparação, o que evita o aumento de peso e ainda aumenta seu valor nutricional.

Por conter amido resistente, um tipo de carboidrato que ajuda a prolongar a saciedade, a tapioca, quando combinada com proteínas magras e sementes, pode promover a saciedade, ajudando na perda de peso.

Uma opção saudável para substituir o pão são as castanhas e oleaginosas. Esse grupo de alimentos fornece energia pois possuem gorduras boas e vitaminas, e ainda são ricas em minerais e antioxidantes.

Uma xícara de cuscuz tem aproximadamente 176 calorias. Esse valor calórico é muito reduzido em comparação a outros lanches, como a tapioca, o arroz integral ou a quinoa, que podem apresentar até 220 calorias para cada xícara. O quitute agrada o paladar de muitos brasileiros.

Leve: a tapioca é um alimento leve e fácil de digerir, sendo uma boa opção para quem quer um almoço que não vai pesar na barriga ao longo do dia.

A crepioca, um alimento a base de tapioca e ovo, é uma das receitas famosas entre as pessoas que procuram se alimentar de maneira mais saudável. Apesar de ser um prato simples e prático de fazer, pode trazer diversos benefícios à saúde, pois é uma alternativa rica em vitaminas, fibras e proteínas.

Jantar

  • Opção 1: salada de folhas, legumes cozidos e peixe ou frango grelhado.
  • Opção 2: berinjela no forno com tomate-cereja e queijo.
  • Opção 3: sopa de legumes com carne ou frango.
  • Opção 5: panqueca de espinafre recheada com atum e salada de folhas.

O que comer à noite
Vitamina B6 e o magnésio também são nutrientes que ajudam no relaxamento do corpo e são encontrados no frango, atum, cereais, semente de gergelim, tofu, soja, caju e tomate. Aposte em algumas bebidas que auxiliam em uma boa noite de sono, como chá de camomila, suco de cereja ou um leite quentinho.

7 refeições leves e práticas para o jantar

  1. Sanduíche natural. Os sanduíches dos fast-foods são realmente mais práticos e rápidos, mas não fazem tão bem para a saúde, principalmente quando consumidos antes de dormir. ...
  2. Mix de salada. ...
  3. Omelete. ...
  4. Lasanha saudável. ...
  5. Frango grelhado. ...
  6. Sopa. ...
  7. Salada de frutas.