Qual é a superdosagem de alprazolam?

Perguntado por: zsantos7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

As manifestações de superdose do alprazolam são extensões da sua ação farmacológica e incluem sonolência, fala arrastada, comprometimento da coordenação motora, coma e depressão respiratória. Sequelas graves são raras, exceto quando há ingestão concomitante de outros fármacos e/ou etanol.

Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente. O que pode ocorrer é o aumento de alguns efeitos adversos -sem maior gravidade – no uso de longo prazo(1), como por exemplo náuseas, dor de cabeça e diarréia.

Qual é a dosagem recomendada do Alprazolam? A dosagem recomendada de alprazolam para ansiedade é inicialmente 0,25 a 0,5 mg, 3 vezes por dia. Para síndrome do pânico deve-se iniciar com 0,5 mg, 3 vezes por dia e ir aumentando gradualmente 1 mg por dia até atingir 4 mg por dia (com intervalos de 3 a 4 dias).

No caso de superdose, os seguintes sintomas podem ocorrer: sonolência, fala arrastada, comprometimento da coordenação motora, coma e depressão respiratória (redução da função do sistema respiratório que pode reduzir a quantidade de oxigênio no sangue e em todo corpo).

Hoje, abordamos a superdosagem de medicamentos, que acontece quando são ingeridas quantidades além daquela receitada por um profissional. Essa situação pode acontecer mesmo nos casos em que os remédios possuem menor concentração de substâncias e efeitos considerados brandos.

Uma overdose de alprazolam pode ser fatal. Os sintomas de overdose podem incluir sonolência extrema, confusão mental, fraqueza muscular, perda de equilíbrio ou coordenação, sensação de tontura e desmaio.

Em resumo, alprazolam e álcool, fluconazol e álcool, e rivotril e ácool são simplesmente péssimas combinações. O uso concomitante desses medicamentos com bebidas alcoólicas pode ocasionar grave sedação e até mesmo o coma. Também é preciso ressaltar que essa mistura pode gerar consequências na saúde física e mental.

Não se deve misturar o Alprazolam, ou qualquer outro benzodiazepínico, com o consumo de bebidas alcoólicas.

Em casos leves, pode haver vômito, náusea, cefaleia, irritabilidade, aumento da pressão arterial e sudorese. Já os casos graves mostram sintomas como dilatação das pupilas, sonolência, hipotermia e até coma.

Uso excessivo do remédio omeprazol pode prejudicar a absorção de minerais e vitaminas e provocar diversos problemas de saúde, como osteoporose, anemia e até demência.

Uma dose alta de dipirona pode provocar náuseas, vômito, vertigem, arritmia cardíaca, queda brusca de pressão arterial e comprometimento dos rins. Raramente, podem acontecer efeitos colaterais que são fatais, como diminuição das células sanguíneas e o choque anafilático.

As manifestações de superdosagem do alprazolam incluem sonolência, confusão, comprometimento da coordenação, reflexos reduzidos e coma 1. Foi relatada a ocorrência de morte em associação com doses excessivas de alprazolam, assim como com outros benzodiazepínicos.

A ação do alprazolam é rápida, com um pico capaz de reduzir os efeitos da crise e com uma meia vida média de oito horas. O Rivotril, demora mais para fazer efeito, mas tem uma meia vida mais longa. Em relação aos efeitos, ambos causam a sedação e relaxamento, além de serem ansiolíticos e anticonvulsionantes.

Medicamentos Com Alprazolam Tarja Preta.

O que fazer em caso de superdosagem
De acordo com os médicos consultados pela reportagem, em caso de superdosagem a principal recomendação é procurar um serviço de saúde imediatamente após a ingestão. Unidades de pronto-atendimento (UPA) e hospitais de pronto-socorro são capacitados para atender esse tipo de episódio.

Overdose é o termo médico utilizado para designar as alterações que acontecem no organismo quando ele é exposto a uma quantidade excessiva de drogas, medicamentos e outras substâncias.

Na ausência de tratamento esses sintomas desagradáveis costumam durar de uma a três semanas.