Qual é a soma de dois números inteiros?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

A soma de dois números inteiros positivos é sempre um número inteiro positivo. A soma de dois números inteiros negativos é sempre um número inteiro negativo.

Nota-se que a soma de dois números inteiros opostos ou simétricos o resultado é zero. Então: Numa adição de um número inteiro, com seu oposto a soma é sempre igual a zero.

Portanto os números são 6 e -4.

Calcular a adição entre dois números é acrescentar uma certa quantia a outra já existente. Por exemplo, se tenho 8 bananas e compro mais 5 bananas, a adição é a operação que vai calcular a quantidade total de bananas, acrescentando 5 bananas às 8 que já tenho.

Se adicionarmos dois números naturais, o resultado é sempre um outro número natural. O mesmo acontece quando multiplicamos, mas quando subtraímos dois números naturais o resultado não será sempre um outro número natural, o mesmo acontece com a divisão.

Portanto, através dessa ideia, Gauss conseguiu calcular rapidamente a soma de todos os números entre 1 e 100, obtendo o resultado de 5050.

Os números inteiros são os elementos do conjunto Z, formado pelo zero e pelos números positivos e negativos que não possuem parte decimal. Exemplos de números inteiros são -20, -7, -3, 0, 2, 3, 8, 150.

Um número é conhecido como inteiro se ele for um número natural, n, ou o oposto de um número natural, –n. Z = {… -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4...} Note que o conjunto dos números inteiros vai de menos infinito até mais infinito.

c) O oposto de +9 é -9. d) O oposto de -5 é +5.

a) Pelo conceito de números inteiros, o conjunto dos números inteiros é formados pelos números naturais com os seus respectivos opostos ou simétricos, portanto os elementos do conjunto N. b) O menor número é o ZERO e o maior não se pode determinar, pois o conjunto N é infinito.

O antecessor é obtido subtraindo-se 1 desse número. Exemplo: (a) O antecessor de 8 é 7, pois 8 – 1 = 7; - O zero é o menor dos números naturais.

Chamamos de módulo ou valor absoluto de um número inteiro a distância do ponto que representa esse número até a origem. Outros exemplos: O valor absoluto de -3 é 3, ou seja, |-3| = 3. O módulo de +9 é 9, ou seja, |+9| = 9.

={0,1,2,3,4,5,6…} O conjunto dos números inteiros contempla também os inteiros negativos: ={…,-8,-7,-6,-5,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5,6,7,8…}

Vemos que existe, em [0,1], um conjunto com o mesmo número de elementos que o do conjunto dos números naturais N, isto é, com um número infinito de elementos. Assim, há um número infinito de números decimais no intervalo [0,1].

A adição é o ato de juntar elementos, uma das quatro operações básicas da aritmética. A adição está ligada a ideia de acrescentar. Toda vez que unimos novos elementos ou valores, estamos adicionando. Em Matemática utiliza-se a símbolo + para representar uma adição.

Quais são os termos da adição? Cada termo da adição recebe um nome especial. O resultado da adição recebe o nome de soma, e os números somados são conhecidos como parcelas. 2 e 4 são as parcelas.

As propriedades da adição servem para facilitar os cálculos. No conjunto dos números naturais, são quatro: associativa, comutativa, elemento neutro e fechamento. No conjunto dos números inteiros, há também a propriedade do elemento oposto ou simétrico.

O sucessor de 0 é 1. O sucessor de 1 é 2. O sucessor de 19 é 20. Se um número natural é sucessor de outro, então os dois números juntos são números consecutivos.

7 é o sucessor de 6.