Qual é a simetria da tartaruga?

Perguntado por: abeiramar2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Em comum, eles apresentam simetria bilateral, ânus derivado do blastóporo, abertura que, na fase embrionária, liga a cavidade digestiva com o meio externo, notocorda, cordão nervoso dorsal e fendas faringianas em ao menos um dos estágios de desenvolvimento.

Simetria radial é aquela em que metades simétricas são obtidas apenas por planos de corte longitudinais, orientados como os raios de uma circunferência. Já a simetria bilateral é aquela em que um único plano que divide o objeto em metades simétricas (AMABIS & MARTHO, 2004).

Os humanos apresentam simetria bilateral, sendo que o lado esquerdo e o direito são a imagem especular um do outro. São exemplos de animais que apresentam essa característica os artrópodes, os platelmintos e larvas de equinodermos.

Tipo de simetria em que um eixo, oral-aboral, passa através do animal, e as partes se repetem em volta desse eixo. Divide o animal em partes iguais. Encontrada em algumas esponjas, em cnidários (como a anêmona-do-mar) e em equinodermos (como as estrelas-do-mar).

A simetria radial ou simetria radiada é aquela em que alguns eixos, e não apenas um plano, passam através do animal, e as partes se repetem em volta deste eixo. Este tipo de simetria é encontrado em cnidários (celenterados) e equinodermos.

Um animal pode apresentar simetria radial, bilateral ou não apresentar simetria.

No uso geral, a simetria geralmente se refere à simetria reflexiva ou do espelho; isto é, uma linha pode ser desenhada através de um objeto de tal forma que as duas metades sejam imagens especulares umas das outras. Um triângulo isósceles é um exemplo de simetria reflexiva.

Existem quatro tipos de simetrias em um plano: rotação, translação, reflexão e reflexão com deslizamento. A palavra “simetria” é um derivado do latim do século XVI a partir das palavras gregas para “juntos” (syn) e “medida” (metron).

2- Simetria bilateral
Na simetria bilateral, conhecida também como real, o eixo de simetria divide o elemento (ou corpo) em duas partes iguais. É o tipo de simetria usada na biologia para classificar os seres vivos, por exemplo, nós, seres humanos.

Animais de organização mais simples, como diversas esponjas, possuem formas irregulares, sendo, por isso, chamados assimétricos.

Quando algo pode ser dividido em duas partes iguais, dizemos que é simétrico, ou seja, que tem simetria. Esse conceito é utilizado na matemática, na geometria, na arte e até em nosso cotidiano ou na natureza. Uma borboleta ou uma folha podem apresentar simetria.

A SIMETRIA É DEFINIDA COMO TUDO AQUILO QUE PODE SER DIVIDIDO EM PARTES, SENDO QUE AMBAS AS PARTES DEVEM COINCIDIR PERFEITAMENTE QUANDO SOBREPOSTAS. A SIMETRIA ESTÁ PRESENTE EM TODA A PARTE E É A RESPONSÁVEL POR PROPORCIONAR HARMONIA A UMA IMAGEM.

Reino animal: principais características e classificações

  • Anfíbios.
  • Aves.
  • Mamíferos.
  • Peixes.
  • Répteis.

São divisões imaginárias de um ser vivo. Animais e plantas podem ser classificados como: assimétricos, com simetria radial (apresenta uma região oral-aboral) e com simetria bilateral (divide o animal em duas partes iguais).

A simetria de translação é caracterizada pelo “deslocamento” da figura original para qualquer direção, sem modificação de sua forma e proporção originais.

O quadrado, o retângulo e o triângulo equilátero são exemplos de figuras geométricas que possuem simetria.

Simetrias axiais ou em relação a retas são aquelas onde pontos, objetos ou partes de objetos são a imagem espelhada um do outro em relação à reta dada, chamada eixo de simetria. O eixo de simetria é a mediatriz do segmento que une os pontos correspondentes.

Existem três tipos de simetria: a simetria reflexiva, a simetria de translação e a simetria de rotação.

O que é a simetria:
Ela pode ser definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que as partes são exatamente iguais. Se traçarmos uma linha reta dividindo ao meio uma figura e as duas partes, quando colocadas, uma sobre a outra, forem iguais, podemos dizer que a figura é simétrica.

Para verificar se uma figura é simétrica ou assimétrica, traçamos uma reta, dividindo-a. Caso ela seja formada de duas formas que se coincidam perfeitamente quando sobrepostas, então essa figura é simétrica, e a reta é conhecida como eixo de simetria; caso contrário, a figura será assimétrica.