Qual é a simbologia do pinheiro?

Perguntado por: ngois . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas. O costume de enfeitar árvores de Natal é comum entre católicos, protestantes, ortodoxos e mesmo por ateus ou agnósticos.

Segundo a tradição, São Bonifácio, no século VII, pregava na Turíngia (uma região da Alemanha) e usava o perfil triangular dos pinheiros como símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Assim, o carvalho, até então considerado como símbolo divino, foi substituído pelo triangular abeto.

O que é pinheiro? Pinheiro é uma árvore conífera, o que significa que possui cones através dos quais se reproduz. Além disso, os pinheiros também são “sempre-vivas”, ou seja, conservam sua folhagem e cor durante todo o ano. A árvore pinheiro é uma das mais comuns no mundo, totalizando cerca de 100 espécies.

Há muito, muito tempo, na noite de Natal, existiam três árvores junto do presépio: uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro. Ao verem o Menino Jesus nascer, as três árvores quiseram oferecer-lhe um presente. A oliveira foi a primeira a oferecer, dando ao Menino Jesus as suas azeitonas.

Se pela manhã desprendem-se gotas cristalinas, das ramagens do pinheiro, é a noiva que chora, ao deixar o lar paterno. Quando o pinheiro cai inteiro, para nunca mais se erguer, alguém caiu varado por bala, em sangrenta luta. Quando as pinhas caem, sem nenhum contato, é augúrio de paz e felicidade.

Cristão: O significado simbólico da árvore de Natal é talvez melhor associado ao nascimento e ressurreição de Cristo. Existem muitas teorias sobre como exatamente a árvore adquiriu essa conexão com o cristianismo. Uma dessas teorias é de São Bonifácio, um missionário cristão do século VIII.

A “Árvore de Natal” é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido.

Não, a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu e nem sugere pistas de quando isso pode ter acontecido. Toda a polêmica sobre essa data existe exatamente pelo fato da Bíblia não mencionar nada dela.

O Natal - que para os cristãos marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus - é celebrado em 25 de dezembro ou 7 de de janeiro, no caso dos cristãos ortodoxos. A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento.

Independente de qual seja a cultura: celta, grega, romana, chinesa ou japonesa, o significado da árvore da vida é o mesmo, ou seja, ela representa a capacidade de vencer desafios, além de significar vitalidade e força.

A oliveira é, pela primeira vez, mencionada em Gn 8.11, quando a pomba voltou para a arca de Noé com um ramo daquela árvore.

Nisto, a primeira simbologia contida nas tatuagens de pinheiro é a força. Pinheiros, árvores, são símbolos de vigor, virilidade. Se essas são qualidades caras a você, o pinheiro e árvores em geral passam a ser boas candidatas para ilustrar o seu corpo.

São conhecidos como pinhas. Com forma ovalada, de até 15 cm de comprimento, escamas achatadas e com duas sementes no interior. Estas sementes carnosas e muito saborosas são denominadas pinhões.

Por que o pinheiro não se perde na floresta? Resposta: Porque ele tem uma-pinha.

Mas o pinheiro como não tinha nada para oferecer, ficou muito infeliz. As estrelas do céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e adornando o pinheiro que assim se ofereceu ao menino Jesus.

Situado na região oeste da cidade de São Paulo, o bairro Pinheiros recebeu seu nome devido ao grande número de pinheiros nativos (Araucaria brasiliensis) nele presentes.

Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através das explicações científicas, criavam mitos com o objetivo de dar sentido às coisas do mundo. Eles também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos, defeitos e qualidades do ser humano.

A árvore era responsável pelo equilíbrio do mundo e abrigava em meio às suas raízes a Fonte do Saber. Impressionado com a árvore e seus poderes, Wotan pediu a seu guardião, Mimir, permissão para beber da água da fonte, pagando como preço um de seus próprios olhos.

Constitui um poderoso suplemento alimentar cuja principal acção é a de favorecer a expetoração, facilitando a eliminação do muco retido nas vias respiratórias. Também estimula a drenagem da tosse, catarro e bronquite de diversas etiologias, por constituir um excelente calmante brônquico.

Devido a isso, ela é utilizada na fabricação da celulose, ou seja, na produção de papel. Além disso, o pinheiro também pode ser aproveitado na construção civil, construção de moveis, palitos, cabos de vassouras, brinquedos e até instrumentos musicais.

Os pinheiros são plantas perenes e também produzem resinosos. A casca da maioria dos pinheiros é grossa e escamosa. Os brotos são produzidos em inflorescências regulares, que de fato são uma espiral muito apertada aparentando um anel de brotos que surgem do mesmo ponto.