Qual é a sílaba tônica de papel?

Perguntado por: ccastro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Resposta: Na palavra papel, a sílaba tônica é sílaba "pel". Explicação: A sílaba tônica, é aquela que mesmo não tendo assento, é a mais forte da palavra, no caso do papel, a sílaba tônica é oxítona pois a última sílaba é a mais forte ( como se pronunciasse a palavra com assento... (papél) o assento é na sílaba "pel" .

pastel (pas-tel)

As palavras oxítonas são aquelas que têm a última sílaba tônica, ou seja, a última sílaba dessas palavras é pronunciada com mais força. Exemplos: avó (a-vó), bambu (bam-bu), ruim (ru-im), você (vo-cê).

Paroxítonas : quando a sílaba tônica for a penúltima. Exemplos : lápis, estrela, janela.

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

A sílaba tônica é a sílaba emitida com mais ênfase, sendo que em cada palavra há apenas uma sílaba tônica. De acordo com a intensidade com que são pronunciadas, as sílabas podem ser tônicas ou átonas. Assim, a chamada sílaba átona é a que possui menor intensidade numa palavra.

Observando o modo como as sílabas são pronunciadas, percebemos que algumas são pronunciadas com mais força, outras com menos. Citando o exemplo da palavra – “casa”: Notamos que a sílaba ca foi pronunciada mais fortemente que a sílaba sa. Por isso dizemos que ela é a sílaba tônica.

caneta= ca-ne-ta a sílaba mais forte: ne.

São as palavras nas quais a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. Exemplo: óculos, psicológica.

xadrez (xa-drez).

Palavras proparoxítonas são aquelas que possuem a antepenúltima sílaba tônica. Assim, diferenciam-se das paroxítonas, que apresentam a penúltima sílaba tônica, e das oxítonas, cuja última sílaba é tônica.

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.

Palavras proparoxítonas: São aquelas que possuem acento tônico na antepenúltima sílaba, como LÂMpada, ÁRvore, MÉdico, PÂnico.

A sílaba tônica de "café" é "fé". Nas derivadas, como "cafezinho", essa sílaba é subtônica. Até 71, o acento agudo da tônica passava a grave na subtônica.

Oxítona – Sílaba tônica é a última da palavra. Ex: café, chulé, chapéu.

A palavra escola é paroxítona porque a sílaba tônica é a penúltima.

São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.

Por sua vez, brincar (brin-car) e razão (ra-zão) são palavras agudas (ou oxítonas), porque o acento tónico recai na última sílaba.

Você tem acento circunflexo na última sílaba, por isso, é uma palavra oxítona (aquela que tem a última sílaba tônica).

rapaz (ra - paz).