Qual é a sílaba tônica da palavra sutil?

Perguntado por: ocrespo . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

til (su-TIL)

Sutil é uma palavra oxítona e a sílaba tônica é til (su-TIL). Sútil é uma palavra paroxítona e a sílaba tônica é sú (SÚ-til).

O que é Sutil:
Sutil é um adjetivo de dois gêneros que qualifica aquilo que é extremamente pequeno, quase impalpável. Sutil é ainda algo feito com delicadeza, algo meigo, suave. No sentido figurado, sutil se refere a um comportamento hábil, engenhoso, perspicaz, que tem agudeza de espírito.

Que é suave: 4 airoso, ameno, brando, doce, elegante, gracioso, leve, macio, sensível, suave. Que tem agudeza para entender as coisas: 5 afiado, aguçado, agudo, arguto, astuto, esperto, inteligente, penetrante, perspicaz, sagaz.

Sutis é o plural de sutil. O mesmo que: hábeis, delgados, imperceptíveis, inaudíveis, perspicazes, primorosos, talentosos, tênues.

O contrário de sutileza é: 1 desapuro, deselegância, desgraciosidade, desprimor, inelegância, vulgaridade, grossura, .

As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.

Acento agudo é um sinal gráfico usado para indicar a sílaba tônica com som aberto em determinadas palavras. Há regras específicas para seu uso de acordo com cada palavra. O acento agudo é um sinal gráfico que aparece acima das vogais para indicar a sílaba tônica e um som aberto.

O acento agudo [ ´ ] se parece com o acento grave [ ` ], mas cada um está inclinado para um lado diferente. Além disso, o agudo serve para apontar uma vogal tônica aberta, enquanto o grave, atualmente, é usado apenas para indicar a crase: Chegamos à casa de meu irmão às duas da manhã.

Em sentido figurado, sutil se refere a um comportamento hábil, engenhoso, perspicaz, que tem agudeza de espírito. Quando se diz que algo é sutil é porque se refere a tudo aquilo que apresenta como característica leveza, mansidão, calma, tranquilidade, apuro, discrição.

Etimologia (origem da palavra sutileza). A palavra sutiliza deriva da junção a palavra sutil, e do sufixo -eza.

Grafia no Brasil:sutileza.
Grafia em Portugal:subtileza.

Sutil se refere a algo ou a alguém que tem sutileza, que é fino e delicado ou que tem perspicácia e habilidade mental. Sútil significa algo formado por várias partes cosidas e costuradas.

Etimologia (origem da palavra leve). A palavra leve deriva do latim “levis”, com o sentido de leve, leveza.

adjetivo Repleto de delicadeza, de cortesia; cortês, atencioso, afável.De natureza fraca; frágil, tenro: saúde delicada. Qualidade de suave; mimoso: bordado delicado. Agradável ao paladar; sutil, fino: gosto delicado.De solução difícil; complicado: situação delicada.

A forma correta é subtil. É uma palavra aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba.

No Brasil, o adjectivo subtil (= ténue, delgado) tem como variante dicionarizada sutil. Plural: subtis / sutis.

Grafia no Brasil:sutilmente.
Grafia em Portugal:subtilmente.

2. Fino, delgado, simples. 3. Extremamente miúdo; que escapa ao tacto .

Falta de delicadeza, um sujeito rústico QUE NÃO SE importa com sentimentos do próximo.

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.