Qual é a sequência de avós?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

bisavô: pai do avô ou da avó. trisavó: mãe do bisavô ou da bisavó. trisavô: pai do bisavô ou da bisavó. tetravó ou tataravó: mãe do trisavô ou da trisavó.

Qual o correto na linha sucessória 'avô, bisavô, trisavô, tataravô'? O que vem depois? O pentavô, claro.

Significado de tataravô: Pai do bisavô. Depois de tataravô, vem pentavô, hexavô, heptavô, octav...

Tetravô é o pai do trisavô, também conhecido por tataravô. A mesma formação vale para o feminino: bisavó, trisavó, tetravó, também chamada de tataravó. E neto? Bisneto é o filho do neto.

PENTANETO - Composto do grego pénte, prefixo que significa cinco, e neto, é a expressão indicativa do quinto neto, ou o filho do tataraneto. Em relação ao pentavô, que é o pai do tataravô, o pentaneto está no 6.º grau de consanguinidade, em linha reta descendente. A rigor, o pentaneto forma a quinta geração de netos.

Palavra referente para o pai de cada uma das 16 tetravós e também para o pai de cada um dos 16 tetravôs. Meu pentavô, bisavô do meu bisavô, veio ao Brasil em 1800.

Tataravô é a forma paralela de tetravô, ou seja, aquele que seria pai do trisavô. Há, contudo, dicionários que preferem aceitar aquilo que o povo consagrou no dia a dia, ou seja, tataravô como pai do bisavô.

6. Geração ALFA (ALPHA)

hexavô (sexto avô?) (tatara-tatara-tatara-tataravô?)

trineto(a) (3ª geração) = filho(a) do(a) bisneto(a). tetraneto(a) (4ª geração) = filho(a) do(a) trineto(a).

te·tra·ne·to |é|
Filho do trineto ou da trineta.

tetravô(ó) (4ª geração) = pai/mãe do(a) trisavô(ó).

Os avós paternos do bebê são os pais do pai da criança. Vale lembrar que o termo “avós” refere-se ao casal de avós (maternos ou paternos); caso se pretenda fazer alusão apenas aos homens (o avô paterno e o avô materno), o termo correto será “avôs”, com acento circunflexo.

É exactamente essa a expressão: tio-avô. Mas, obviamente, tia-avó. E por aí adiante: tio-bisavô, tia-bisavó; tio-trisavô, tia-trisavó; etc.

Cada ser humano tem dois pais, quatro avós, oito bisavós, 16 trisavós, 32 tetravós etc. O número de antepassados cresce exponencialmente, de maneira muito rápida.

O agnome é elemento facultativo do nome e deve ser inserido após o sobrenome. Exemplos de agnomes são Filho, Neto, Bisneto, Sobrinho, Segundo, Terceiro. A título exemplificativo, no nome João Pedro Silva Souza Neto, João Pedro é o prenome – no caso composto, Silva e Souza formam o sobrenome e Neto é o agnome.

A árvore genealógica de uma pessoa deve ser formada, em geral, por dois pais, quatro avós, oito bisavós, e assim por diante. seguindo esse raciocínio, qualquer um teria, no ano 1 d.C, 604 sextilhões de ancestrais.