Qual é a sequência das cartas do baralho?

Perguntado por: asales . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Regras gerais. Cada um destes naipes contém por sua vez os seguintes tipos de cartas: ás, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, valete, dama e rei. Esta ordem completa das cartas é chamada de família.

A sequência de cartas para uma cor de trunfo: Valete de paus, Valete de espadas, Valete de copas, Valete de ouros, Ás, Dez, Rei, Dama, Nove, Oito, Sete. A sequência de cartas para um naipe não-trunfo: Ás, Dez, Rei, Dama, Nove, Oito, Sete.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

A ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco, é: Paus, Copas, Espadas e Ouros.

Carta mais rara do universo Yu-Gi-Oh!, Tyler The Great Warrior foi vendida nesta última semana por US$ 311 mil em um leilão que chegou ao fim no último sábado (29). O valor investido foi de mais de R$ 1,5 milhão de acordo com a cotação atual, um dos mais altos já investidos em uma carta da modalidade.

Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão.

Mas usamos as letras do baralho inglês: J vem de jack (valete ou cavalheiro, em inglês), Q de queen (rainha) e K de king (rei).

Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum.

O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a grande diagonal comece do lado esquerdo de cada jogador. Assim, a primeira casa à esquerda de cada jogador será preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo, podendo dar o primeiro lance. A seguir, os jogadores alternam jogadas até o fim do jogo.

No jogo de Bridge o emprego do conceito de naipe é muito forte e inclusive o jogo de Bridge estabelece que existe uma hierarquia entre os naipes, sendo Espadas o naipe de maior hierarquia, seguido depois de Copas, Ouros e Paus.

Naipe é cada "família" ou tipo das cartas. Cada naipe traz todos os números de 2 a 10, o Ás (que representa ora 1, ora 14), Valete, Dama e Rei. As 52 cartas representam as 52 semanas do ano. Os 4 naipes representam as 4 estações do ano.

O 4 naipes das manilhas são fixos, independente do naipe da carta virada. A ordem dos naipes das manilhas no truco paulista, de mais forte para menos forte é: Paus > Copas > Espadas > Ouros.

Através dela, definem-se as manilhas, que são as cartas seguintes à vira, de acordo com a ordem das cartas. Exemplos: se a vira for 6, a manilha é a 7; se a vira for 7, a manilha é a Q; se a vira for 3, a manilha é a 4.

Significado de Truco
substantivo masculino Certo jogo de cartas em que tomam parte quatro pessoas; truque. adjetivo [Brasil: SP] Diz-se de pessoa decidida, valente. substantivo masculino e feminino [Brasil: SP] Essa pessoa. T. de mano: truco em que tomam parte apenas duas pessoas.