Qual a sensação da barriga crescendo na gravidez?

Perguntado por: agouveia6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

4 A barriga inchada se torna sintoma de gravidez quando a parte inferior do abdômen começa a apresentar mudanças e a mulher começa a sentir desconfortos nos movimentos. 5Só se deve relacionar o inchaço da barriga com gravidez quando constatado o atraso menstrual e confirmado com um teste de gravidez.

É justamente neste período em que o útero começa a se esticar logo acima do osso púbico, aquele localizado acima da vagina. Porém, este número é muito mais preciso quando se trata do primeiro filho. Quem já passou pelo processo gestacional, uma ou mais vezes, pode notar o crescimento da barriga bem mais cedo.

Com o crescimento do bebê, o útero é estirado e faz grande pressão na parede abdominal. A barriga fica pressionada e o umbigo "sai". É como se fosse uma calça muito apertada, uma hora o botão abre. Geralmente, isso ocorre por volta da 20ª semana de gestação.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

Segundo trimestre
A movimentação do bebê dentro do útero pode ser um fator. “Isso passa a ser percebido a partir de 16 semanas e, dependendo da quantidade de movimentos, a gestante pode sentir a barriga dura”, diz o obstetra.

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um padrão para se começar a observar o crescimento da barriga durante a gestação. No entanto, em geral, costuma-se perceber a saliência da barriga da gestante entre a 16º e a 20º semana, ou seja, entre o quarto e o quinto mês da gestação.

Barriga inchada pode ser sintoma de alguma doença? Sim. Pode ser um sintoma que indica: gastrite, sinal de obstrução intestinal por algum tipo de câncer, alteração da flora intestinal, intoxicação alimentar com diarreia e doença inflamatória intestinal.

Essa dor pode existir sim e é uma dor abdominal no período da ovulação (metade do ciclo menstrual), mais precisamente onde se localiza o útero (quatro dedos abaixo do umbigo).

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

SEU CORPO. Por volta da sexta à oitava semana de gestação, os seios começam a aumentar de tamanho e continuam a crescer durante toda a gravidez devido ao aumento das camadas de gordura da pele.

Isso pode causar complicações vasculares, inchaço e, em casos extremos, até a morte da mãe. Para o bebê, a compressão do útero pode ocasionar um parto prematuro ou dificultar a sua recepção de nutrientes e oxigênio pela placenta ou cordão umbilical.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

Dessa forma, a especialista confirma que, logo no início da gravidez, a mulher pode se sentir mais inchada e mais 'barriguda' na região abaixo do umbigo, devido à retenção de líquido e gases. Além disso, as gestantes se preocupam com a textura da barriga no início da gravidez, se fica mole ou dura durante a gestação.

Perda de líquido:
Quando a bolsa de líquido amniótico se rompe, parte do volume que a mulher tinha antes se perde. Isso vai fazer com que a barriga murche e baixe um pouco3.

Dicas para prevenir e tratar as estrias

  1. Hidratação. A hidratação da pele é importante em todas as fases da vida e ainda mais durante a gravidez. ...
  2. Uso de óleos. ...
  3. Massagem. ...
  4. Não utilizar roupas apertadas. ...
  5. Não tomar banhos quentes. ...
  6. Visita ao dermatologista. ...
  7. Cuidado com a alimentação.