Qual é a sensação de tirar o aparelho?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

“Quando se remove o aparelho existe quase sempre uma grande alegria, pois os dentes estão esteticamente e funcionalmente melhores e isto promove uma grande satisfação aos pacientes”, diz Jorge Abrão, professor do Departamento de Ortodontia da FOUSP.

O resultado é a temível “boca murcha”. Nesse caso a face pode ficar com um aspecto envelhecido pois há perda de volume sob os lábios. Este problema é difícil de ser revertido. Por isso, sempre é importante decidir com calma quando o tratamento é com extrações.

Sim, você pode sentir dor após colocar o aparelho, dependendo da técnica utilizada e do seu próprio organismo. No aparelho com bráquetes, o dentista está apertando os dentes dentro do osso, é lá onde vai acontecer a movimentação. Depois de alguns dias, o paciente já se acostuma e deixa de sentir, explica a dentista.

3.Você pode estranhar seu novo sorriso
Há até quem diga que a sensação dos primeiros dias é de ter ficado banguela. Mas não se preocupe, isso é normal e passa logo.

Isso porque da mesma forma que se levou um determinado tempo para que os dentes ficassem alinhados com o aparelho, levará também outro período para que eles voltem a se posicionar como antes.

A princípio, saiba que o procedimento não demora muito, em uma hora ou menos todo o aparelho é removido e você está de sorriso novo. Embora o tempo varie de acordo com a complexidade do caso, o tempo não costuma ultrapassar o mencionado.

Para acelerar tratamento ortodôntico, cuidados são essenciais

  1. Manter a limpeza. Principalmente quem usa aparelho fixo encontra dificuldade na hora de fazer a higiene bucal. ...
  2. Ter cuidado com a alimentação. ...
  3. Ir ao dentista quando cair alguma peça.

É interessante que se faça uma profilaxia (limpeza) após a remoção do aparelho ortodôntico visando remover eventuais remanescentes de resina/adesivo ortodôntico, bem como tártaros e placa dentária, os quais normalmente aderem-se aos dentes durante o uso do aparelho.

Gengiva crescendo com aparelho pode ser consequência de má higiene. Quem faz tratamento ortodôntico com modelo fixo pode enfrentar problemas para manter a boa higiene bucal. Contudo, o descuido pode ser um dos motivos da gengiva crescendo com aparelho, o que interfere na estética do sorriso.

Segundo o ortodontista e autor do blog Ortodontia Descomplicada, Alexandre Veiga Jardim, os dentes realmente ficam moles quando são forçados a saírem do lugar. Essa combinação de desorganização do ligamento e seu alargamento causam a mobilidade dentária transitória, ou seja, sim os dentes ficam moles por um período!

Instabilidade da mordida
No entanto, existe uma série de ajustes finos que precisam ser feitos para reposicionar também a raiz dos dentes, e isso influencia o modo como as arcadas dentárias se encaixam, ou seja, a mordida. Se você tirar o aparelho antes de finalizar o tratamento, ocorrerão instabilidades nesse encaixe.

Please try using a different browser. A aplicação e uso de aparelhos ortodônticos sem o acompanhamento de um dentista pode causar problemas de mastigação, reação alérgica, perda óssea, movimentações dentárias desnecessárias e até perda dos dentes, segundo especialistas.

Evite retirar os elásticos para aparelhos
Os elásticos causam um desconforto tão grande quanto o aparelho em seu período de adaptação. Por isso, a tentação de retirá-los é grande. Mas para que tragam resultados, precisam ser utilizados em tempo integral, só sendo retirados na hora das refeições e da higiene bucal.

Você terá mais chances de ter cárie, gengivite (sangramento e inchaço na gengiva); Dentes podem ficar sem controle e andar para um lado que seu dentista não queria que ele fosse; Dentes podem continuar andando indefinidamente até a raiz querer sair da gengiva; Algum dente pode amolecer e cair.

Posso usar aparelho dentário novamente? Independente do motivo apresentado, não existe uma resposta simples e direta para esta pergunta que está no título deste artigo. Cada caso precisa ser analisado cuidadosamente. Realizar retratamentos ortodônticos é uma atividade que está se tornando cada vez mais comum.

No entanto, o período de tratamento dura entre 12 e 24 meses, mas pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos.

Depende do dente e da posição em que ele está. Existem casos que em 6 meses é possível reposicionar o dente, enquanto em outras situações é necessário esperar por mais de um ano. Além disso, alguns quadros de dente encavalado podem necessitar da extração de outros dentes para poder realinhar toda a arcada dentária.

Geralmente não é colocado, mas se o dente estiver em posição errada ou atrapalhando alguma movimentação dentária o ortodontista tende a instalar o aparelho nele também.