Qual é a sensação da oxicodona?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia.

No seu uso médico, a oxicodona é utilizada para aliviar a dor aguda de média ou severa intensidade, mas como qualquer opiáceo, pode gerar sintomas de abstinência, após uso muito prolongado, levando ao "vício" e se tornando uma necessidade biológica vital.

A dose inicial recomendada de oxicodona para pacientes sem uso prévio de opióide é de 10mg a cada 12 horas. Analgésicos comuns ou não opióides (aspirina, acetaminofeno ou antiinflamatório não esteróide) podem ser mantidos simultaneamente, em caso de necessidade. Início da analgesia: 30 a 40 minutos.

desomorfina

Conheça a Krokodil: Apesar de ter sido inventada para uso médico em 1932, quando era chamada de desomorfina, a atual droga mais mortal e poderosa que existe na atualidade só começou a fazer sucesso mesmo nos últimos 10 anos, em especial depois que seu relativamente simples método de fabricação foi descoberto.

R$ 163,68Ativar Desconto Lab.

O diazepam produz um efeito calmante no corpo e também funciona como sedativo. O efeito é notado após 20 minutos de sua ingestão, sendo que sua concentração máxima é atingida de 30 a 90 minutos depois de sua administração.

A venda no Brasil é controlada, mas não tanto. Diferente dos psicotrópicos, como o Rivotril, a oxicodona tem tarja vermelha, a mesma que serve para antibióticos e remédios para hipertensão. E pode ser receitada por médicos de qualquer especialidade.

Flunitrazepam foi mais efetivo, melhorando o tempo para conciliar o sono e com menor número de despertares. Verificou-se também que triazolam é mais potente que Flunitrazepam, em doses similares.

A oxicodona é duas vezes mais potente que a morfina e possui biodisponibilidade oral de 60% a 87%, sendo de 2/3 ou mais, quando comparada com 1/3 da morfina. Isto significa que a oxicodona, via oral, é cerca de 1,5 a 2 vezes mais potente do que a morfina oral.

House, um brilhante médico que após um infarto muscular na perna passou a viver com crô- nicas dores e assim desenvolveu o hábito/vício de consumo de Vicodin, um narcótico a base de ópio.

Qual é a receita de oxicodona? Para comprar fármacos que tenham a oxicodona como princípio ativo, é necessário apresentar a receita amarela A1. Isso porque o opiáceo (derivado do ópio) é classificado como entorpecente, devido ao seu mecanismo de ação, que inibe a percepção da dor pelo sistema nervoso central (SNC).

O fentanil é um poderoso opioide sintético semelhante à morfina, mas 50 a 100 vezes mais potente. É um medicamento prescrito que também é feito e usado ilegalmente.

E sabido que a oxicodona atua sobre os receptores Mu e recentemente foi determinada sua ação sobre os receptores Kappa. A metadona, pelo contrário, é agonista Mu e antagonista competitivo do receptor N-Metil-Di-Aspartato (NMDA).

“Além da heroína, outras cinco drogas têm crises de abstinência com sintomas físicos claros: a nicotina, o álcool, o crack, os tranqüilizantes benzodiazepínicos, como Valium, e os barbitúricos, usados como remédios para dormir”, diz o toxicologista Anthony Wong, da Universidade de São Paulo.

Substâncias do fentanil, 'Droga da morte' nos EUA, são classificadas como potencial psicotrópico pela Anvisa; entenda.

Maconha é a droga ilícita mais consumida
E também entre os jovens: 7,4% das pessoas entre 18 e 24 anos haviam consumido drogas ilegais no ano anterior à entrevista. A substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha: 7,7% dos brasileiros de 12 a 65 anos já a usaram ao menos uma vez na vida.

Oxycontin é indicado para o tratamento de dores moderadas a severas, quando é necessária a administração contínua de um analgésico, 24 horas por dia, por período de tempo prolongado.