Qual é a segunda pessoa do plural?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

Dessa forma, no processo de estruturação do discurso, “você” é segunda pessoa, ou seja, aquela com quem se fala. No entanto, como se trata de um pronome de tratamento, exigirá verbos conjugados na terceira pessoa gramatical.

8º, o verbo “dever” aparece na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo (devem), expressando uma obrigatoriedade de onde as “advertências exigidas nos artigos 6º e 7º” serão adicionadas nos rótulos dos alimentos.

conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).

As pessoas verbais são: EU (1. ª pessoa do singular), TU (2. ª pessoa do singular), ELE/ELA (3. ª pessoa do singular), NÓS (1.

Use os pronomes corretos.
Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s). Os nomes de outras pessoas também são considerados apropriados.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.

O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Por exemplo: Tu falaste com a Maria ontem?

Pode: verbo “poder” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.

O ponto de vista da terceira pessoa usa tanto nomes próprios, como o nome de uma pessoa, quanto pronomes que se referem a indivíduos ou grupos (por exemplo, médicos, pesquisadores), mas não se refere diretamente ao leitor.

Conjugação do verbo: rir

  1. Presente. eu. rio. tu. ris. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. ria. tu. rias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. rirei. tu. rirás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. ria. que tu. rias. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. rir. se tu. rires. se ele/ ela/ você ...
  6. Pessoal. eu. rir. tu. rires. ...
  7. eu. riria. tu. ririas. ele/ ela/ você

Chamamos de modos verbais as atitudes expressas no momento da fala ou da escrita. São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo.

Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.