Qual é a segunda conjugação?

Perguntado por: abeiramar2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Existem três modelos fixos de conjugação verbal. A segunda conjugação é um desses modelos, no qual se encaixam todos os verbos regulares terminados em -er, ou seja, que possuem a vogal temática e.

Verbos da 1. ª conjugação: verbos terminados em –ar, como: andar, falar, brincar, namorar, estudar, amar, gostar,… Verbos da 2. ª conjugação: verbos terminados em –er, como: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,…

Para cada conjugação, existe um modelo que indica as formas que as flexões verbais devem assumir na conjugação. Portanto, esse modelo é chamado paradigma. De acordo com a relação que os verbos estabelecem com os paradigmas, eles podem ser classificados em: regulares, irregulares, defectivos e abundantes.

A primeira conjugação é um dos três modelos fixos de conjugação verbal. Todos os verbos regulares terminados em -ar, ou seja, que possuem vogal temática a, encaixam-se nesse modelo de conjugação, apresentando as mesmas terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares. São os mais numerosos. Eles são constantemente seguidos de um advérbio ou de um ou mais complementos.

Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Conjugar um verbo é dizê-lo em todos os modos, tempos, pessoas, números e vozes. O agrupamento de todas essas flexões, segundo uma ordem determinada, chama-se CONJUGAÇÃO. Existem três conjugações, caracterizadas pela vogal temática, no português.

  1. - ama (tu) ame (ele/ela) amemos (nós) amai (vós) amem (eles/elas)
  2. - não ames (tu) não ame (ele/ela) não amemos (nós) não ameis (vós) não amem (eles/elas)
  3. para amar (eu) para amares (tu) para amar (ele/ela) para amarmos (nós) para amardes (vós) para amarem (eles/elas)

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes. A classificação dos verbos está condicionada à flexão verbal e não ao significado. Verbo é a classe de palavras que tem o maior número de flexões na língua portuguesa.

Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”. “Ana comeu uma torta de maçã. “

O verbo pôr (antigo “poer”), apesar de irregular, pertence à 2. ª conjugação. Trata-se de um verbo que apesar de ter perdido a sua vogal -e- no infinitivo impessoal e em outros tempos, ainda conserva essa vogal em algumas formas como “pus-e-ste”, “pus-e-mos”, “pus-e-ra”, “pus-e-sse”, etc.

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Verbo ir - Verbo irregular da 3ª conjugação

INDICATIVOSUBJUNTIVO
PresentePresente
vou vais vai vamos ides vãová vás vá vamos vades vão