Qual é a segunda coisa mais rápida do mundo?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

A velocidade da luz no vácuo é definida atualmente a ser exatamente 299.792.458 m/s. Isso é basicamente a coisa mais rápida que a espécie humana já experimentou atualmente. Se uma pessoa viajar ao redor do equador da Terra à velocidade da luz, viajará ao redor do planeta inteiro 7.4 vezes em aproximadamente 1 segundo.

O atual recorde de velocidade terrestre é de 1.227 km/h, obtido em 1997 pelo piloto Andy Green a bordo do veículo Thrust SSC.

Isso equivale a 299.792.458 m/s, ou cerca de 670.616.629 mph (milhas por hora). Em teoria, nada pode viajar mais rápido que essa velocidade, mas o que aconteceria se conseguíssemos alcançar ou superar a velocidade da luz?

299.792.458 m/s

A velocidade da luz, comumente denotada pela letra c, vale cerca de 299.792.458 m/s, ou seja, a cada segundo, a luz viaja aproximadamente 300.000 km ao se propagar no vácuo.

O escuro não é uma coisa. Ele é só a ausência de luz. Portanto, na letra fria das leis da física, não pode ter uma velocidade. A luz é composta por partículas chamadas fótons.

Anêmonas-do-mar, que em geral permanecem no mesmo lugar, podem desejar se locomover para procurar melhores lugares para se alimentar. Esse é um processo muito lento, no entanto: na melhor das hipóteses, elas alcançam 8 centímetros por hora.

Última atualização em 21 de junho de 2021 às, 13h58. Pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, local conhecido por projetar ogivas nucleares nos Estados Unidos, conseguiram superar a velocidade da luz utilizando laser através de plasma.

Um nervo isolado conduz o impulso nervoso mais depressa que um não-isolado. Os nervos dos mamíferos são os mais finos do reino animal e, nos melhores nervos dos mamíferos, a velocidade do impulso nervoso pode chegar a cerca de 100 metros por segundo, ou se preferirem 360 quilômetros por hora.

A possibilidade real de uma viagem no tempo é, hoje em dia, praticamente nula do ponto de vista prático, devido ao fato de que as partes responsáveis pela descoberta de meios para se efetuar uma viagem temporal não terem conseguido ainda produzir a suposta tecnologia capaz de possibilitar (ou resistir) a viagem.

guepardo

E você não está errado, o guepardo é considerado o animal terrestre mais rápido do mundo, atingindo até 110 km/h, segundo a Cheetah Conservation Fund, organização fundada na Namíbia com o objetivo de conservar esse animal na natureza.

"Nada pode ir mais rápido, porque essa é a velocidade do próprio tecido do espaço-tempo. E a luz viaja a essa velocidade. Não é que a luz seja especial nesse sentido, é a própria velocidade que é especial em nosso Universo. Pode haver outros universos nos quais a velocidade máxima seja diferente."

A velocidade que os olhos processam uma informação
Por mais incrível que possa parecer, os nossos olhos processam 36.000 bits de informações por hora, mais rápido que a velocidade de uma aeronave.

Não se pode voltar a um passado para modificar um acontecimento e assim mudar o futuro dele. As linhas do tempo que conectam causas (no passado) e efeito (no futuro) não podem ser alteradas, do contrário o Universo seria inconsistente em sua evolução e aumento da entropia.

Para tanto, consideraremos a velocidade v do corpo como 0,8 c, ou seja, 80 % da velocidade da luz.

Com essa habilidade, ele também pode viajar no tempo, mas isso não é tão simples quanto parece. Para viajar no tempo, o Flash precisa correr em uma velocidade maior do que a da luz. Isso cria uma espécie de “túnel do tempo” que permite que ele se desloque para o passado ou para o futuro.

1216 km/h

Velocidade do som (m/s)
A velocidade de propagação do som também varia de acordo com a altura em que o som se propaga em relação ao nível do mar. Nessa altura e na temperatura de 25 ºC, as ondas sonoras propagam-se com velocidade de aproximadamente 337 m/s ou 1216 km/h.

1675 km/h

Considerando um ponto no equador (R = 6.400 km) e o período aproximado de rotação (T = 24 h), obtemos: Resolvendo, obtemos para a velocidade da Terra aproximadamente 1675 km/h que equivale a aproximadamente 465 m/s.