Qual é a segunda carta mais forte do truco?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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A sequência das cartas, independente do naipe, na ordem de mais valiosa para menos valiosa: 3 > 2 > A > k > J > Q > 7 > 6 > 5 > 4. Manilhas são as cartas com maior valor no Truco.

Todos os jogadores retiram do baralho uma carta. A maior (do truco) é a vencedora. OBS: No caso de saírem dois reis, por exemplo, como sendo as maiores, prevalece neste caso a diferença dos naipes na seguinte ordem decrescente: PAUS, COPAS, ESPADAS E OUROS.

O Ás tende a ser a carta mais forte no pôquer, diretamente seguida do Rei (K), da Rainha (Q) e do Valete (J). No caso do pôquer, a verdade é que essas cartas da realeza podem até mesmo se equiparar ao Ás, sendo tão fortes quanto ela, embora o Ás sempre sirva de vantagem no caso de desempate.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado o baralho francês (que pode ser o 139 ou o NEO, por exemplo), com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.

  • Informações essenciais sobre o truco paulista. Antes de mais nada, retire todos os 8, 9, 10 e curingas do baralho. ...
  • Valores de cartas no truco paulista. A sequência, da mais fraca para a mais forte, é assim: 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3. ...
  • Como jogar o truco paulista. ...
  • E se você for pedir truco

A ordem dos naipes das manilhas no truco paulista, de mais forte para menos forte é: Paus > Copas > Espadas > Ouros. Vamos dar um exemplo para não deixar dúvidas. Considerando que a carta virada na mão foi um Rei, de qualquer naipe, a ordem das manilhas é: Ás de paus > Ás de copas > Ás de espadas > Ás de ouros.

Regras gerais: um jogador só pode aumentar o valor da aposta na seguinte ordem: 3, 6, 9 e 12. Por exemplo, ele não pode pedir 9 se o jogo está valendo 3 nem pedir 6 se o jogo vale 1. Uma dupla não pode pedir truco duas vezes seguidas. Quando uma dupla fugir, a outra dupla leva a mão e o valor atual dela em pontos.

Seis - É um pedido de “aumento da aposta” que pode ser feito quando um jogador é desafiado com o pedido de Truco. Neste caso, a partida que inicialmente valia um ponto e foi trucada, passando a valer 3, passará a valer 6, caso o adversário aceite.

  1. 1- Não jogue sozinho. Lembre-se de que é necessário ter um parceiro, afinal, é um jogo de parcerias, certo? ...
  2. 2- Conheça os naipes. ...
  3. 3- Não aceite todos os trucos. ...
  4. 4- Aprenda os sinais. ...
  5. 5- Blefe e manipule seus adversários.
  6. Blefar é a arte de somar mais pontos para a sua conta e ser o grande vencedor. ...
  7. 6- Treine muito.

O Tento Quando Forem Dadas 4 Cartas:
Se quem recebeu 4 cartas foi um dos adversários do embaralhador, poderá pedir o tento logo que começar o jogo e levará 1 ponto. Poderá ainda pedir truco antes de jogar sua 1ª carta à mesa, se o truco for aceito, basta apenas mostrar as 4 cartas e levar 3 pontos.

A ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco, é: Paus, Copas, Espadas e Ouros.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro. No poker, o Ás é a maior carta e o 2 a menor.

*O baralho muda de posição a cada rodada, girando no sentido horário, cabendo os jogador que estiver com o baralho embaralhar as cartas ao menos 10 vezes. Cabe ao jogador que estiver a esquerda de quem estiver embaralhando realizar o corte no baralho, sendo ele no máximo de 9 vezes.

Casal Maior: As duas maiores manilhas do jogo. Paus/Zap/Gato: Manilha de maior valor, do naipe de paus.
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Ao ser trucada, a dupla adversária tem direito a três ações:

  • Mandar cair (a mão passa a valer três tentos);
  • Pedir 6 (a mão passa a valer seis tentos);
  • Fugir (a dupla que trucou leva um tento).

Welton Ribeiro

Welton Ribeiro, conhecido como Weltinho, foi eleito pela Federação Goiana de Truco como o “Top One”, ou seja, o melhor jogador do estado. O EG conversou com o goianiense de 45 anos, que pratica o esporte em questão desde a adolescência. Neste ano, ele chegou à marca de 18 títulos estaduais.

Valores das mãos
Paus/Zap/Gato: Manilha de maior valor, do naipe de paus. Copas/Copeta/Copilha: Segunda manilha, do naipe de copas. Espadas/Espadilha: Terceira manilha, de naipe de espadas. Ouros/Pica-fumo/Mole: Quarta manilha do naipe de ouros.