Qual é a scooter mais econômica?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Scooters – as motos mais econômicas de 2023

  • Haojue Nex: 72 km/litro;
  • Honda Pop 110i: 55 km/litro;
  • Honda Biz 110i: 45 km/litro;

Hoje, a moto elétrica com maior autonomia do Brasil é um dos seus modelos, a E-Odin, que possui duas versões, de 4.000W e 6.000W. Assim, as motos garantem velocidade máxima de 90 e 100 km/h, respectivamente, além de autonomia de 150 km e 210 para a versão mais poderosa.

Em primeiro lugar, a Honda PCX, com 29.682 unidades. No fim de 2022 a PCX foi atualizada. Veja no vídeo abaixo como ficou a scooter mais vendida do Brasil em 2022.

No topo da lista de scooters mais vendidas no Brasil em 2022 está a Honda PCX. Ao longo do primeiro semestre do ano, houve um total de 18.382 emplacamentos deste modelo. A PCX é uma scooter que possui motor monocilíndrico de quatro tempos e arrefecimento líquido.

A cub Nex 110 da Haojue é a motocicleta mais econômica que você pode comprar no Brasil, capaz de fazer 72 km/l.

No geral, 100 mil km percorridos é um excelente índice. Chegando a essa contagem, é importante considerar a retifica do motor.

Por adotar motor de 150cc, quatro tempos, arrefecido a líquido e com injeção eletrônica, o Honda PCX consegue fazer médias de consumo que facilmente superam 30 km/litro.

Além do tempo muito extenso para ser entregue (o que foi relevado em virtude da crise de peças que vivemos na pandemia) a moto chegou e com pouco tempo de uso apresentou alguns problemas na borracha de vedação do banco (o que foi apresentado a concessionária e substituída).

No teste de consumo, fez 59 km/l, quase os mesmos 60 km/l da Biz 125 com gasolina. Ela não é mais econômica que a irmã, que tem injeção – muito mais efi- ciente que o carburador, a eletrônica anula a diferença de cilindrada.

Quanto menor o motor, mais lenta a scooter, o que também representa uma boa economia com combustível. Uma scooter de 50 cilindradas, por exemplo, alcança até 60 km/h, velocidade que pode ser uma boa para iniciantes. Mas o que determina a escolha da melhor scooter é o uso que pretende dar para ela.

Sim! É necessário ter habilitação para guiar uma scooter elétrica. Inclusive, existem duas categorias que esse tipo de condutor se encontra: categoria A ou a categoria ACC. Isso porque desde abril do ano passado, passou a vigorar o novo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

A velocidade máxima é de 65km/h, mas se você não ultrapassar os 45km/h, a autonomia pode chegar a 100 quilômetros. O tempo de recarga da baterias pode chegar a 7 horas.

Um ciclomotor de 50 cilindradas, por exemplo, pode levar cerca de 90 kg. Ou seja, nada de arriscar carregar uma carga muito grande nesse tipo de moto, já que elas não vão aguentar nem mesmo pessoas acima do peso. Por outro lado, motocicletas de 100 a 150 cilindradas aguentam aproximadamente 166 kg.

Uma empresa especializada em motos lançou sua mais recente linha de scooters elétricas. No entanto, o destaque dos veículos está na potência do motor. Os dois modelos podem alcançar uma velocidade de até 200 km/h, sendo capaz de irem de 0 a 100km/h em apenas 2,8 segundos.

Geralmente, as scooters conseguem suportar um peso máximo que pode variar de 90 a 150 kg para os modelos feitos para adultos. Já nos produtos infantis o número costuma alcançar, no máximo, 40 kg.