Qual é a saudação de Exu?

Perguntado por: arodrigues8 . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

Epa Babá ou Exê Babá
Essas palavras dirigidas à Oxalá exprimem um cumprimento com admiração e significam “O senhor realiza” ou “Obrigado, Pai”.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Outra saudação comum é o movimento das mãos parcialmente fechadas (encolhidas) apontada para o solo, com os dedos retraídos, encostando as costas das mãos ou os punhos um no outro, três vezes. Observa-se também durante os ritos o gesto de – com os punhos cruzados – bater as costas das mãos três vezes ao chão.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

Yèyé = mãezinha; . Oò = intensificador de saudações. Agora eu tenho: Salve a mãe da benevolência.

2- Okê Arô é a saudação de Oxóssi. Okê é algo como grito, voz que se impõe. Arô é um título de nobreza. Okê Arô é algo como "o senhor cuja voz ecoa" ou "que brada".

Baba. O pai dos bebês é chamado de baba na língua iorubá.

é um pedido de bênçãos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é Motumba Axé.

Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo.

casa de acordo com as normas da casa, a saudação mais praticada nos terreiros é da seguinte forma: Chega-se a cangira, cruza-se os dedos das mãos com as palmas viradas para baixo e diz Larôie Exu, Laroie Exu Mojuba, seguido de suas preces para um bom trabalho e proteção.

Ena ena amojubá, Ena ena amojubá, Amojubá, Seu Tranca-Rua chegou pra trabalhar.

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça.