Qual é a saudação budista?

Perguntado por: eveloso . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Namastê é um cumprimento e saudação típico do sul da Ásia, que significa “eu saúdo a você”, em português. Este termo é usado principalmente na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas.

Em nossa página, para evitar uma postura de valorização exclusiva de uma cultura em detrimento das outras, vamos optar pela saudação buddhista « Namo Buddha* ». Seu significado, como citado no sutra Avatamsaka, é “homenagem ao Buddha”.

ORAÇÃO BUDISTA PELA PAZ
Que todos os seres, de todos os lugares, afligidos por sofrimentos do corpo e da mente sejam logo libertados de suas enfermidades. Que os temerosos deixem de ter medo e os agrilhoados sejam libertos. Que o impotente encontre forças, e que os povos desejem a amizade uns dos outros.

A religião budista na sua forma clássica não é teísta, ou seja, não possui um Deus. O Budismo é uma religião e filosofia orientais, fundada por Sidarta Gautama, o Buda. Buda não se acreditava uma divindade que devesse ser adorada, e sim um guia espiritual com seguidores de suas crenças e práticas.

22 frases de Buda e da filosofia budista que vão inspirar a sua...

  • Devemos cultivar o amor por todos os seres da Terra. ...
  • Apenas simplifique! ...
  • A bondade é uma virtude do ser humano. ...
  • O amor-próprio e o amor pelo outro. ...
  • Sobre o sofrimento. ...
  • O poder da pureza em nossos pensamentos. ...
  • Nunca tente se vingar do ódio com ódio.

“É uma forma de trazer bênçãos protetoras para o dia-a-dia, apesar de nem todas as vertentes do Budismo adotarem a prece”, diz Peter Harvey, professor de Estudos Budistas da Universidade de Sunderland, na Inglaterra.

Existem dois tipos de saudação – formal e informal (casual).

Quando digo que sou budista, não pretendo manipular os outros com uma motivação de interesse próprio. Mas usar a sabedoria, para beneficiar todos os seres sencientes. Quando digo que sou budista, não é porque quero fugir do mundo e buscar o isolamento.

O Budismo é uma doutrina espiritual e filosófica criada pelo indiano Siddhartha Gautama, o Buda, que considera o poder da reencarnação humana, de animais e das plantas, e acredita que as escolhas para se chegar à libertação dos sofrimentos estão no autoconhecimento.

Quando oramos para os budas e bodhisattvas, nós nos inspiramos neles e despertamos nossas próprias habilidades intrínsecas: compaixão ilimitada, amor e sabedoria; habilidades para as quais todos possuímos o potencial, dentro de nós.

O ensinamento de Buda diz que o caminho está no coração - ou seja, a solução almejada está dentro de cada um de nós. Olhar para dentro de si e ver, sem julgamentos, seus desejos, ambições, amores, dores e medos é o primeiro passo para o crescimento espiritual e para a transformação da forma de viver.

Apesar do Budismo se focar no reconhecimento da natureza real do indivíduo, ele não é uma religião individualista, pois é a partir da preocupação com o bem estar de todos os seres através da compaixão que se mostra um dos aspectos da divindade: a bodhicitta.

No Budismo também não existe a noção de pecado original, pois, segundo os budistas, ninguém nasce pecador, mas as pessoas sofrem porque vivem. Então a primeira sensação do viver é o sofrimento e não a felicidade uma vez que, a vida é sofrimento.

É necessário tornar-se budista para começar a praticar? Para começar a prática de meditação e estudos, não é necessário ser budista e também não é necessario você se tornar um budista. Você poderá estudar e praticar a meditação mesmo se pertencer a alguma outra tradição religiosa ou mesmo a nenhuma tradição.

Devem ser repetidos de forma rítmica e contínua, de preferência num ambiente calmo, livre de interferências externas. “Os mantras se tornam mais poderosos quando entoados mentalmente”, diz Pedro Kupfer, professor de hatha ioga em Florianópolis. No entanto, também há a opção de sussurrá-los ou cantá-los em voz alta.

É no Gohonzon que se encontra a oração Nam-myoho-rengue-kyo (a lei que rege todo o universo). Ao recita-la perante ao Gohonzon, o indivíduo adquiri benefícios, modificando seus karmas, solucionando seus problemas.

O Dalai Lama

O Dalai Lama é reconhecido internacionalmente como uma liderança religiosa, e seu papel está diretamente relacionado com o budismo tibetano. Ele é a maior autoridade religiosa do budismo no Tibete e visto nessa região também como um símbolo que defende a autonomia dela.

O Nobre Caminho Óctulo

  • Compreensão Correta (Samyag-drsti);
  • Pensamento Correto (Samyak-samkalpa);
  • Fala Correta (Samyag-vac);
  • Ação Correta (Samyak-karmanta);
  • Meio de Vida Correto (Samyag-ajiva);
  • Esforço Correto (Samyak-vyayama);
  • Atenção Correta (Samyak-smrti);
  • Concentração Correta (Samyak-samadhi).

Buda significa iluminado em sânscrito, antiga língua sagrada da Índia. Buda é um título dado a um mestre budista ou a todos os iluminados que alcançaram a realização espiritual do budismo.

A mão direita da estátua Varada encontra-se caída para baixo, com a palma voltada para o observador. Os cinco dedos estendidos representam as 5 perfeições: generosidade, moralidade, paciência, esforço e concentração. O Varada Mudra representa a compaixão e a caridade e, muitas vezes, surge combinado com outros Mudras.

Para cumprimentar o povo baiano, diga saravá Bahia, salva o senhor do Bonfim, faça esse sinal com as mãos e diga, salve Bahia, dê esse cumprimento de abraço três vezes também.