Qual é a saturação perigosa?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de COVID-19, com imediato encaminhamento se SpO2 < 95% (Saturação de Oxigênio menor que 95%).

A oxigenação insuficiente do sangue pode causar falta de ar, pressão alta, frequência cardíaca acelerada, confusão mental, dentre outros sintomas. A baixa oxigenação sanguínea, se não tratada, pode levar a complicações graves.

Ter um nível muito baixo de oxigênio sanguíneo pode sobrecarregar seu coração e seu cérebro. A maioria das pessoas precisa de um nível de saturação de no mínimo 89% para manter suas células saudáveis.

A saturação por bases desejada (V2) pode variar de 50% a 70%, sendo em geral: 50% para cereais e tubérculos; 60% para leguminosas e cana-de-açúcar, utilizado no Cerrado; 70% para hortaliças, café e frutas.

Se a saturação for igual ou menor que 94%, o paciente está hipóxico e deve ser tratado rapidamente. Uma saturação menor que 90% é uma emergência clínica.

A saturação baixa pode acontecer como consequência de diversas situações, sendo as principais:

  1. Altitude. ...
  2. Doenças pulmonares. ...
  3. Alterações no sangue. ...
  4. Má circulação sanguínea. ...
  5. Intoxicação. ...
  6. Hipóxia neonatal. ...
  7. Causas psicológicas. ...
  8. Clima.

Ela tem relação com mecanismos fisiológicos do sono, além de surgir frequentemente em indivíduos com dois distúrbios: DPOC e apneia obstrutiva do sono. Isso faz sentido, pois a DPOC resulta em redução na capacidade respiratória mesmo durante a vigília, enquanto a apneia desencadeia pausas na respiração durante a noite.

Aqui estão algumas práticas que ajudam a aumentar o oxigênio no sangue:

  1. Pratique atividade física regular. ...
  2. Alimentação saudável. ...
  3. Pratique exercícios de respiração. ...
  4. Evite fumar. ...
  5. Tome suplementos alimentares que aumentem os níveis de oxigênio.

O uso rotineiro de oxigênio suplementar para pacientes com IAM e saturação de O2 acima de 90% é proscrito (classe III). O uso de O2 suplementar é recomendado nos casos em que há saturação de O2<90% (opinião de especialistas)

O aparelho oxímetro é colocado em um dos dedos, onde o visor mostra uma porcentagem que vai de 0 a 100%. Os valores normais de oximetria estão entre 95 e 100%.

Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.

O valor normal de saturação de oxigênio e se batimentos cardíacos no idoso são os mesmos do que nos adultos. Isto é: acima de 92% de saturação e frequência cardíaca entre 60-90 batimentos por minuto. A frequência cardíaca do idoso pode ser um pouco mais baixa (em torno dos 50 bpm) sem significar gravidade.

A saturação baixa em idosos é uma condição que ocorre quando o corpo não recebe oxigênio suficiente ou não absorve este gás de maneira adequada. Isso pode ocorrer devido a uma variedade de problemas médicos, como o distúrbio pulmonar obstrutivo crônico (DPOC) ou a apneia do sono, dentre outros.

Basta inserir um dedo no aparelho, navegar manualmente pela tela digital e, pronto: seus sinais vitais aparecerão no painel. O sensor detecta as alterações nos níveis de oxigênio ao monitorar os sinais luminosos gerados pelo oxímetro e refletidos pelo sangue por meio do tecido do dedo.

Os aparelhos de oximetria, em geral, exibem 2 informações: a frequência cardíaca (PR – pulse rate, medido em bpm – batimentos por minuto) e a saturação periférica de oxigênio (SpO2).

Oxímetro de dedo: É um modelo pequeno, portátil e que utiliza pilhas. Ele é indicado para realizar medições rápidas do nível de oxigênio no sangue, quando não há necessidade de fazer um histórico dos níveis de saturação.