Qual é a saturação de uma pessoa normal?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Lembrando que um índice de saturação considerado normal está geralmente acima de 95%. As exceções nesse caso são pessoas portadoras de deficiências respiratórias crônicas, como DPOC ou asma. Para elas, a saturação pode oscilar em torno de 90%, sendo considerada normal ainda assim.

“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

A falta de oxigenação no sangue, ou hipoxemia, é a condição em que se tem uma baixa concentração de oxigênio no sangue. Esse é um fenômeno grave, que pode ocorrer tanto em emergências médicas quanto em situações pulmonares crônicas e/ou avançadas.

Lembrando que um índice de saturação considerado normal está geralmente acima de 95%. As exceções nesse caso são pessoas portadoras de deficiências respiratórias crônicas, como DPOC ou asma. Para elas, a saturação pode oscilar em torno de 90%, sendo considerada normal ainda assim.

Ela pode ser causada por diversas condições, incluindo asma, pneumonia, anemia, problemas cardíacos, enfisema, bronquite, apneia e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Significa que o idoso está com hipóxia (baixa concentração de oxigênio no organismo), uma emergência médica que exige tratamento imediato para prevenir danos aos órgãos vitais.

Para adultos, a escala normal do SpO2 é 95 – 100%. Um valor mais baixo de 90% é considerado a baixa saturação do oxigênio, que exige o suplemento externo do oxigênio.

A saturação por bases desejada (V2) pode variar de 50% a 70%, sendo em geral: 50% para cereais e tubérculos; 60% para leguminosas e cana-de-açúcar, utilizado no Cerrado; 70% para hortaliças, café e frutas.

Em idosos, uma saturação de 90 a 92% é aceitável. Em jovens, pessoas de até 60 anos, aceita-se uma taxa de 95 a 96% como valor normal.

pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de COVID-19, com imediato encaminhamento se SpO2 < 95% (Saturação de Oxigênio menor que 95%).

Pratique exercícios de respiração
Os exercícios respiratórios ajudam a aumentar os níveis de oxigênio, reduzir o cortisol e diminuir a ansiedade. Você pode fazer este exercício: deve respirar profundamente com o diafragma (elevando a barriga) - pode fazer deitado e, expirar lentamente.

Os pacientes que possuem baixa oxigenação pulmonar, e consequentemente baixa concentração de oxigênio no sangue, podem precisar de suplementação. Para isso é usada a oxigenoterapia. A função desta técnica é garantir que os níveis de oxigênio no sangue permaneçam seguros, de modo que o paciente se mantenha saudável.

Pode variar de poucas até muitas vezes durante o sono. Isso traz consequências,” afirma. Segundo ela, essas oscilações diminuem o oxigênio no sangue, o que gera uma resposta do organismo, levando ao despertar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, valores inferiores a 94% de saturação de oxigênio podem ser considerados como níveis de hipóxia (ausência de oxigênio suficiente nos tecidos).

O nível de saturação ideal para uma pessoa em boas condições de saúde é acima de 94%. Mas, é importante destacar que oxímetro não dá diagnóstico, ele só auxilia e mantém o paciente informado sobre os níveis de oxigênio no sangue.