Qual é a rua mais antiga de São Paulo?

Perguntado por: apadilha6 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Rua São Bento

A Rua São Bento é uma das mais antigas de São Paulo. Foi aberta alguns anos depois da fundação da capital paulista (em 25 de janeiro de 1554) e, naquela época, era um simples caminho de terra que ligava a antiga aldeia do cacique Tibiriçá (atual Largo São Bento) até as proximidades da Rua Direita.

As ruas de São Paulo no século XIX formavam uma teia. Ruas que se cruzavam, estrei- tas e tortuosas, marcadas pela irregularidade da largura e cheias de becos. As vias eram locais privilegiados, onde uma diversidade de indivíduos circulava com os mais diferentes ofícios.

Os nomes das ruas de uma cidade são definidos pela Câmara Municipal, através de projetos de leis votados pelos vereadores eleitos. É importante ressaltar que em algumas situações essas definições de ruas, praças e logradouros ocupam boa parte das proposituras analisadas, discutidas e aprovadas pelo Legislativo.

Rua Chile

Há exatos 115 anos, a primeira rua a ser fundada no Brasil, na cidade de Salvador, era batizada de "Rua Chile". Porta de entrada para o Centro Histórico da capital baiana, a via de cerca de 400 metros ficou marcada na história como palco do comércio elitista até meados da década de 70 do século passado.

“Qual é a rua mais antiga do Brasil?” A rua Chile, em Salvador, é tida como a primeira do país. A via foi fundada em 1549 pelo governador-geral Thomé de Souza como Rua Direita dos Mercadores.

rua Três Rios

O destaque ficou para a rua Três Rios, localizada no Bairro do Bom Retiro, centro de São Paulo. No bairro histórico, a rua escolhida fica próxima da Pinacoteca, um dos museus mais importantes do país, cercado pelo Parque Jardim da Luz.

Rua Mendes Caldeira

A menor é a Rua Mendes Caldeira, possui apenas um prédio, o Edifício Mendes Caldeira.

Avenida Sapopemba

A Avenida Sapopemba, na zona leste da cidade, mede 23 quilômetros -e passa por jurisdições de quatro subprefeituras. Ao longo de seu trajeto, recebe tráfego de 74 linhas de ônibus. Até 2004, ela era maior ainda: tinha 45 quilômetros. Encurtou porque trechos foram rebatizados.

1. Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.

Fundada em 1549, Salvador (BA) se tornou a primeira capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau-brasil e por ser a principal produtora de açúcar. A cidade também tinha como ponto forte a sua localização, que facilitava a exportação desses produtos para outros países.

No Brasil são recentes os estudos com a população em situação de rua, e de acordo com Andrade, Figueiredo e Faria (2008) no final da década de 1980 surgiu a organização de um movimento social para identificar esses moradores nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo.

Rua Gonçalo de Carvalho

Rua Gonçalo de Carvalho – Porto Alegre (RS)
Com mais de cem árvores em uma extensão de 500 metros de calçadas, a rua Gonçalo de Carvalho, na capital gaúcha, é “figura carimbada” quando se fala em rua mais bonita do Brasil.

Rua do Mucugê

A Rua do Mucugê é conhecida por ser a mais charmosa do Brasil. Isso porque sua localização e estabelecimentos proporcionam um clima sem igual. Localizada no centro de Arraial d'Ajuda, a Rua atrai turistas de todo o mundo.

No Brasil, os nomes de ruas mais comuns são os alfanuméricos. De acordo com um levantamento da empresa de análise de crédito ProScore, o nome de logradouro que mais se repete no País é Rua Dois (há 1.534 ocorrências), seguido de perto por Rua Três (1.513 casos) e Rua Um (1.444).

Jericó

A cidade mais antiga do mundo é Jericó, na Palestina. Com aproximadamente 10 mil anos de existência, suas ruínas estão localizadas a cerca de meio quilômetro da Jericó moderna.

7. Iguape (São Paulo) Muitas pessoas vão se surpreender em saber que a cidade de São Paulo não é o maior município em extensão territorial do estado. Este posto fica com a antiga cidade de Iguape, localizada no extremo sul do estado paulista.

Você já se perguntou quantos bairros tem em São Paulo? A cidade de 1.521 km², atualmente, é dividida em cinco regiões demográficas que englobam 99 bairros. A região não para de crescer, assim como a população, que subiu de 12,33 milhões em 2020 para 22,04 milhões em 2021.