Qual e a roupa tradicional do Ceará?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Ceará As rendas fazem parte das vestimentas típicas e tradicionais do Ceará. Sempre que alguém pretende fazer um traje que representa o estado, a roupa rendada é a principal escolha.

Cultura do Ceará
No estado há forte influência de tradições católicas, assim como de manifestações folclóricas de origem sertanista. Predominam-se elementos típicos da cultura nordestina, a exemplo de manifestações como o maracatu, a literatura de cordel, a prática do repente e as festas religiosas.

Nas cidades de Olinda e Recife é possível ver as roupas tradicionais dos dançarinos de frevo, como a famosa sombrinha colorida, a camisa justa ou amarrada, a calça de algodão fino, as saias femininas, os shorts sumários e os acessórios coloridos. Outro ícone da cultura do nordeste é o vestuário tradicional das baianas.

Maneira o Pau, Ciranda, Coco do Sertão, Xaxado, Lambada, Lundum além de danças tradicionais como Dança Espanhola, Dança do Ventre.

O Artesanato é um grande atrativo da região, principalmente com a renda de bilro em Aquiraz, a cerâmica e o cipó em Cascavel, as famosas garrafas de areia colorida em Beberibe e com a palha e o labirinto no Aracati.

O estilo tradicional é conhecido por sua elegância discreta e atemporal, transmitindo uma imagem refinada e sofisticada. Caracteriza-se pelo uso de linhas retas, cortes bem estruturados e caimento impecável. As mulheres adeptas deste estilo prezam pela aparência cuidada e formal, evitando modismos temporários.

O estilo tradicional, também conhecido como clássico, é composto por roupas mais sóbrias e atemporais. Shapes retos, linhas, peças de alfaiataria e itens minimalistas são elementos-chave da vez!

Os itens da pilcha feminina adulta são: saia e blusa ou bata, saia e casaquinho, vestido, bombachinha e meia e sapatos. – A saia deve ser nos modelos godê ou meio-godê; a barra deve estar na altura do peito do pe. – A blusa ou bata deve ser de mangas longas, três quartos ou até o cotovelo.

Comidas típicas do Ceará
Comidas típicas como carne de sol, macaxeira, baião de dois, moqueca, entre outros, são obrigatórios para quem visita o estado e quer conhecer mais sobre a gastronomia local.

Fortal

Uma das mais famosas festas populares do Ceará, o Fortal é uma micareta que, desde 1991, abala a capital cearense no final do julho. A festa traz milhares de turistas à cidade, além de contar com bandas regionais e nacionais.

6 festas populares do Ceará

  • Reisado. O Reisado é uma das festas populares do Ceará cuja origem é ibérica. ...
  • Festa da Caninha Verde. Mais uma das festas populares do Ceará de origem europeia, a Festa da Caninha Verde veio de Portugal. ...
  • Pastoril. ...
  • Fortal. ...
  • Festa da Banda Cabaçal. ...
  • Festas juninas.

As festas populares e as festas religiosas estão entre as principais manifestações culturais do Nordeste. Entre elas se destacam a Festa de São João, o Carnaval, a Festa de Iemanjá e a Lavagem do Bonfim.

Costumes e tradições
Na região, é celebrado São João, época de festas, danças – como a quadrilha, feita em pares -, comidas típicas – o milho, a canjica e o mungunzá – e as brincadeiras feitas entre amigos e família. É terra de músicas e ritmos diferenciados como o forró, frevo, maracatu, frevo, o brega.

Os trajes típicos do maracatu são roupas cobertas por lantejoulas bem coloridas, chapéu grande com fitas em torno da cabeça, e o toque especial vai para a flor branca presa na boca.

dança do coco

A dança do coco é uma prática cultural popular, típica da região Nordeste, que envolve música e muita alegria, uma dança ritmada pelo batuque de instrumentos de percussão, das batidas de palma, dos passos com sapateado e das letras poéticas entoadas pelo mestre6 e brincantes.

A cidade de Fortaleza possui uma grande diversidade cultural, tendo sofrido influências em sua formação de povos indígenas, africanos e europeus. As suas culturas trouxeram contribuições para a formação do povo fortalezense a partir de suas diversas visões de mundo, dos modos de ser, modo de fazer e das suas memórias.

Em certo momento da história a Capitania do Ceará foi anexado a Capitania de Pernambuco. O desenvolvimento independente do Ceará aconteceu depois de sua desagregação de Pernambuco, em 1799,[22] e sua história foi marcada por lutas políticas e movimentos armados.

Arte popular
Com origens portuguesas e relevante influência indígena, têm destaque a produção de redes com os mais diversos bordados e formas e intrincadas rendas feitas em bilros, talvez o maior destaque da produção artesanal cearense, sendo uma arte tradicional no Ceará desde, pelo menos, o século XVIII.

O artesanato cearense vem ao longo dos anos sendo incentivado por órgãos público e privado, tornando-a melhor estruturada para o comércio. O artesanato cearense conta com uma grande variedade de peças e materiais utilizados de origem animal, vegetal e mineral, extraídos de diversas regiões do Ceará.

O artesanato no Nordeste é uma manifestação cultural muito rica, isso porque as tradições artesanais sofrem a influência de diferentes povos, o que faz com que as peças e técnicas variem de Estado para Estado.

Os 7 estilos universais são o Natural Esportivo, Tradicional, Refinado, Romântico, Criativo, Sexy e Dramático Urbano. Cada um dos 7 estilos possui peças chaves características e transmitem uma mensagem diferente para o mundo.