Qual é a rocha formada pelo resfriamento rápido do magma no interior da crosta terrestre na água?

Perguntado por: vperalta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Também chamadas de magmáticas, são rochas que se formaram pelo resfriamento e solidificação de um magma.

Entre os tipos de rochas magmáticas estão:

  • Granito;
  • Diorito;
  • Diabásio;
  • Basalto;
  • Obsidiana;
  • Pedra pome.

Rochas Magmáticas: são formadas pelo magma terrestre, seja no interior da terra ou em sua superfície. Rochas Metamórficas: são as mais novas rochas, formadas pela transformação das rochas sedimentares ou magmáticas.

As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma. A palavra “ígnea” vem do latim “ignis” e significa “fogo”.

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo.

Existem três tipos principais de magma, de acordo com o teor em sílica (SiO2) - o magma basáltico, o magma andesítico e o magma riolítico.

As rochas podem ser agrupadas em três grandes grupos, conforme o processo de formação: ígneas, metamórficas ou sedimentares. As rochas sedimentares constituem apenas 5% da crosta terrestre, os restantes 95% são de rochas ígneas ou metamórficas.

As rochas ígneas extrusivas formam-se na superfície terrestre a partir da lava expelida pelos vulcões durante uma erupção. Já as rochas ígneas intrusivas formam-se a partir do resfriamento lento do magma no interior do planeta.

Rochas metamórficas são formadas por mudanças mineralógicas ou físicas de rochas preexistentes (ígneas, sedimentares ou mesmo metamórficas), provocadas por aumento de pressão e temperatura.

Resumo sobre os tipos de rocha
Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade. Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas. Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.

As rochas ígneas são o resultado da solidificação do magma – por isso, as vezes chamadas de rochas magmáticas. São formadas em altas temperaturas no interior da crosta terrestre em profundidades variadas.

Quando o magma chega à superfície terrestre em forma de lava, acontece seu resfriamento, formando assim as rochas magmáticas. O granito e o basalto são tipos de rochas magmáticas.

Gnaisse é uma rocha de origem metamórfica, resultante da deformação de sedimentos arcósicos ou de granitos. Sua composição é de diversos minerais, mais de 20% de feldspato potássico, plagioclásio, e ainda quartzo e biotita, sendo por isso considerada essencialmente quartzofeldspática.

Rochas Sedimentares Clásticas: oriundas do acúmulo de partículas de rochas já existentes. Rochas Sedimentares Químicas: oriundas de restos de minerais e de processos químicos. Rochas Sedimentares Orgânicas: oriundas de restos de animais.

  • Petróleo.
  • Rochas Magmáticas.
  • Rochas Sedimentares.
  • Placas Tectônicas.
  • Rochas Metamórficas.
  • O que é relevo, seus tipos e características.

Resposta: A principal diferença entre rochas vulcânicas e plutônicas é a granulometria. Rochas plutônicas costumam ser mais grossas, enquanto rochas vulcânicas são mais finas.

São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química.

As rochas metamórficas distribuem-se principalmente nas regiões montanhosas. A mais antiga de todas as rochas encontradas até hoje na Terra é uma rocha metamórfica que existe no Canadá, o Gnaisse Acasta, de 3,96 bilhões de anos, descoberto em maio de 1984.

Arenito é uma rocha sedimentar clástica resultante da deposição de areias que, após um processo de compactação e cimentação, se transformam em rochas. São constituídas por grãos de quartzo, que é um mineral muito resistente tanto à abrasão (desgaste físico) como a processos químicos.

As rochas metamórficas são classificadas de acordo com critérios texturais e mineralógicos. Podem dividir-se em rochas foliadas (como o xisto e o gnaisse) e não foliadas (como o mármore). As rochas foliadas podem ser classificadas de acordo com três tipos de textura, correspondentes a diferentes graus de metamorfismo.