Qual é a resposta para o enigma da esfinge?

Perguntado por: ugonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

O que é que de manhã tem quatro patas, de tarde tem duas e de noite tem três? O ser humano. Ele engatinha quando criança, caminha quando é adulto e precisa de uma bengala assim que envelhece. Édipo foi quem respondeu à questão e derrotou a Esfinge.

A resposta de Édipo matou a charada da esfinge, que, envergonhada, saltou de um precipício para sua morte. Édipo então foi coroado rei de Tebas. Algumas versões da lenda apresentam que a esfinge propôs dois enigmas para ele e que, na verdade, ela não se matou, mas foi morta pelo filho do rei.

De acordo com um antigo mito grego, a Esfinge de Tebas observava atentamente cada viajante que passava pela cidade e a ele apresentava um misterioso ultimato: “Decifra-me ou te devoro”. Assim, àquele que se deparava com a esfinge restava tentar decifrar um enigma ou pagar com a própria vida.

Notpron

1. Notpron. Conhecido como o enigma mais difícil da internet, até a redação desta reportagem, 18.597.715 pessoas já tentaram jogá-lo, mas apenas 47 delas, cerca de 0.0001%, conseguiram finalizar a saga.

Anda sobre quatro membros de manhã, dois à tarde e três à noite. Resposta: o ser humano, pois ele engatinha quando é bebê, anda sobre duas pernas quando cresce e usa bengala quando fica velhinho.

“Qual é o animal que de manhã anda com quatro pés, à tarde com dois e à noite com três?” A resposta de Édipo foi: “É o humano, que engatinha na infância, anda ereto na juventude e com a ajuda de um bastão na velhice.”

O desafio proposto pela esfinge visa mostrar ao transeunte a necessidade de compreender a si mesmo. Sem essa capacidade de adentrar na própria essência, sua vida pode estar em risco. Por falta de uma observação sincera sobre si mesmo, você permite que oportunidades passem e as portas se fechem a você.

A esfinge é o movimento em que o bebê quando de bruços, apoio as mãos no chão e eleva parte do tronco, segurando o pescoço bem lá em cima.

Um dos maiores mistérios sobre a Esfinge está relacionado com a data em que o monumento foi erigido e ainda sobre a perda do nariz, de um metro de largura. Muitas hipóteses giram em torno dessa questão, seja pela perda numa das invasões napoleônicas, ou mesmo a erosão causada pelo tempo.

No mito, ela assolava Tebas e desafiava a todos com um enigma. Os que não acertassem o enigma eram devorados pelo monstro. Édipo se apresentou diante da esfinge para resolver um enigma e conseguiu acertar sua resposta.

Geralmente, as esfinges eram construídas na entrada dos templos e pirâmides egípcias, como símbolo de proteção e segurança ao local, evitando que estrangeiros ou saqueadores pudessem acessar as áreas internas.

A esfinge é um ser mitológico que tem corpo de leão e rosto com feições humanas. Seu rosto pode ser feminino ou masculino, e, no último caso, trata-se de uma androsfinge. Surgiu no Egito Antigo, e sua maior representação é a Grande Esfinge de Gizé. Na cultura grega, ficou conhecida por sua aparição no mito de Édipo.

Explicar ou ler (o que está em cifra; o que é obscuro ou ilegível). 2. Interpretar.

Sófocles

Na peça Édipo Rei, escrita por volta de 427 a.C. pelo dramaturgo grego Sófocles (497-495 a.C – 406-405 a.C., datas prováveis), era apresentada aos viajantes a terrível esfinge que lançava um enigma: “Decifra-me ou te devoro”.

Qual é a resposta para “o que tem 4 letras as vezes 7 mas nunca 5”? A resposta é: “O que” tem 4 letras, “às vezes” tem 7 letras, mas “nunca” tem 5 letras.

1. Notpron. Conhecido como o enigma mais difícil da internet, até a redação desta reportagem, 18.597.715 pessoas já tentaram jogá-lo, mas apenas 47 delas, cerca de 0.0001%, conseguiram finalizar a saga.

Resposta: A sombra.

O jogo "O que é o que é entra 2 e sai 1?" é um enigma que testa a habilidade de raciocínio lógico e matemático. Aqui está a resposta: o que entra 2 e sai 1 é a letra "N". Quando você escreve a palavra "entrada" e remove a segunda letra "a", sobra "entrd".

O que nunca sai na chuva, mas vive sempre molhado? Resposta: A língua.