Qual é a religião que predomina na Índia?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

Ninguém resiste à dança, à música, à alegria do povo. Segundo o censo de 2001, mais de 80% da população seguem o hinduísmo; 14% o islamismo; 3% o cristianismo; 2% o sikhismo; 1% o budismo; 0,41% o jainismo; e 0,65% as outras crenças.

No campo religioso, a maior parte da população pratica o hinduísmo, com cerca de 80% dos habitantes do país, enquanto 13% são muçulmanos, o que corresponde a mais ou menos 155 milhões de pessoas e torna a Índia o terceiro maior país islâmico do mundo.

Brahma

Brahma é o Deus supremo do hinduísmo, criador do universo. Brahma, na religião hindu, também tem atribuído sobre si a criação dos demais deuses e do conhecimento. No hinduísmo, Brahma é a entidade principal da Trimúrti, trindade composta por Brahma, Vishnu e Shiva.

Klaus Klostermaier - O hinduísmo é politeísta, ao passo que os hindus são monoteístas. Enquanto as escrituras do hinduísmo falam de 330 milhões de deuses, cada hindu escolhe seu próprio istadevata, isto é, a forma na qual adoram a Deus. Todos os teólogos hindus insistem na unicidade de Deus.

A religião do hinduísmo é pouco comum no Brasil. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) existem cerca de 5 mil praticantes oficiais do pensamento no país. Os municípios com os maiores números de seguidores são Nazário (GO), Palmeiras (BA), Itapina (ES).

A base do hinduísmo está nos chamados Quatro Livros Sagrados dos Vedas (Rigveda, Samaveda, Yajurveda e Artharvaveda).

Om

O hinduísmo rege toda uma sociedade
Você vai encontrar ainda o principal símbolo do Hinduísmo que o Om. O som é pronunciado AUM. E é usado em muitos mantras, meditações e na yoga. O Om é o símbolo de Brahma, a entidade da criação e faz parte de um dos costumes védicos.

Os povos indo-arianos fazem parte de um grupo etnolinguístico de falantes de diversas Iínguas indo-arianas e vivem, predominantemente, no Sul da Ásia. Os atuais descendentes desse grupo contabilizam mais de 1 bilhão de pessoas, ou 1/7 da população mundial.

De acordo com Yavier, o hinduísmo é a religião predominante na Índia, com 80,5% de seguidores, e pode ser caracterizada como a união de crenças, tradições étnicas, estilos de vida e uma infinidade de deuses. Depois, vem o islamismo (13,8%), cristianismo (2,3%), sikhismo (1,9%), budismo e jainismo (1,5%).

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha. Todas as demais religiões não reuniriam mais do que 3 por cento da população.

Varanasi é a cidade

Varanasi é a cidade mais sagrada para o hinduísmo, religião com mais de 750 milhões de fiéis. O local é dedicado ao deus Shiva, que representa a criação e a destruição de tudo que existe.

Os budistas, portanto, não adoram um deus ou deuses, nem possuem uma rígida hierarquia religiosa, sendo muito mais uma busca individual, quando comparadas às religiões monoteístas ocidentais.

Igreja Católica

No entanto, no Brasil, as manifestações religiosas, sofreram modificações em sua base devido às influências culturais a que foram confrontadas, especificamente a Igreja Católica, que foi a primeira religião que chegou às terras brasileiras.

Brahma

Brahma, o criador: Considerado o deus supremo, Brahma surgiu, segundo os hinduístas, como encarnação do espírito universal Brahman.

A balançada de cabeça dos indianos
Pode ser 'entendi', 'estou te ouvindo', 'sim', 'continue', 'talvez' e alguns ainda dizem que pode significar 'não' e 'não sei'. Alguns tentam explicar, mas quer saber, não tem como.

Representação de Shiva sentado em tecido decorativo.
As escrituras védicas, consideradas sagradas no hinduísmo, enaltecem que Shiva possui o pescoço azul por ter bebido um oceano de veneno para que não prejudicasse ninguém ao seu redor.