Qual é a religião dos povos germânicos?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Entre o século V e o século VI, os povos germânicos adotam o cristianismo, e, no seio da sua civilização, fundem-no com a cultura germânica e com a cultura greco-latina, lançando as bases da cultura europeia ocidental.

Religião dos bárbaros
Praticavam uma religião politeísta, pois adoravam deuses representantes das forças da natureza. Odin era a principal divindade e representava a força do vento e a guerra. Para eles, havia uma vida após a morte, e nela os bravos guerreiros mortos em batalhas poderiam desfrutar de um paraíso.

A religiosidade dos germânicos era marcada pela adoração de várias divindades que estabeleciam uma mitologia bastante diversificada. Uma das mais importantes divindades era Odin, o deus da guerra. A vida após a morte era uma crença comum entre os germânicos.

Juntamente com Odin, as divindades mais importantes da mitologia escandinava eram sua mulher, Frigg, deusa do lar; Thor, deus do trovão, protetor dos seres humanos e dos outros deuses contra os gigantes, era especialmente popular entre os camponeses escandinavos; Frey, deus da prosperidade; e Freya, irmã de Frey, deusa ...

Ao contrário da história do cristianismo do Império Romano, a conversão das tribos germânicas ocorreu "de cima para baixo", no sentido de que os missionários tinham como alvo primordial converter a nobreza germânica, que então impunha sua nova fé sobre o resto da população.

Os germânicos habitavam o norte da Europa e tinham origem indo-europeia, portanto, eram povos originários da Ásia Central e do planalto iraniano que, no Período Neolítico, começaram a migrar e estabelecer-se em terras europeias e indianas.

As leis, bem como toda a cultura germânica, eram transmitidas oralmente. O direito germânico era, portanto, consuetudinário, ou seja, se baseava nos costumes. Cada comunidade tinha leis e costumes próprios.

Era filho do imperador Henrique III e sua segunda esposa Inês da Aquitânia. Ele foi o terceiro imperador da ... Carlos Magno, Imperador dos Romanos O Imperador Romano-Germânico (historicamente "Imperador dos Romanos") foi o governante do Sacro Império Romano-Germânico.

Os germânicos eram povos formados por diferentes tribos que viviam na região da Germânia, território localizado na Europa. Eram considerados como bárbaros pelos povos do Império Romano . Isso porque, por conta dos descontrole econômico e político dos romanos, outros povos se aproveitaram para invadir o território.

A religião dos Bárbaros
Havia também Thor, Deus do trovão e Freya a Deusa do amor. Na crença deles havia uma vida após a morte, onde todos os guerreiros mortos em batalha iriam para a Valhala, o paraíso. Essa crença fazia com que esses povos desejassem ainda mais a guerra.

Francos. Grupo de povos germânicos que deu origem à França e a semelhança entre os nomes não é coincidência. As invasões ao Império Romano se iniciaram em torno do ano 300 dC. Os francos conseguiram se estabelecer após a queda do Império e estão entre os povos bárbaros considerados mais poderosos.

Significado de germânico
Relativo à Germânia, posteriormente Alemanha, e a seus habitantes: povo germânico. Conjunto de línguas faladas por tribos germânicas, de que se originaram o inglês, o alemão, o neerlandês e as línguas escandinavas.

Dentre as tribos germânicas destacamos nesse tópico os francos, vândalos, visigodos, ostrogodos, suevos, lombardos, anglos e saxões. Além desses, na parte oriental da Europa temos as tribos dos eslavos, que compreendem os búlgaros, sérvios, polacos, russos e eslovenos.

O Reino da Germânia ou Reino Germânico (em latim: Regnum Teutonicum, "Reino Teutônico"), foi um reino desenvolvido a partir da metade oriental do antigo Império Carolíngio, na atual República Federal Alemã.

Os germânicos tinham uma organização tribal e patriarcal que determinava que o líder seria o chefe militar, o guerreiro mais poderoso. Diferentemente do que o senso comum estabeleceu, os germânicos não eram povos que tinham na guerra sua única habilidade.

Os povos francos eram constituídos por um grupo de tribos germânicas que habitavam o baixo e o médio Rio Reno por volta do século III d.C. Os francos foram a organização política mais poderosa da Europa Ocidental após a queda de Roma.