Qual é a religião dos israelitas?

Perguntado por: alima . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Desde os tempos bíblicos, os judeus são um povo com uma fé monoteísta, o judaísmo, que representa um componente tanto religioso quanto nacional.

Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.

Os habitantes do Reino de Israel ficaram conhecidos como israelitas; e os habitantes do Reino de Judá foram chamados de judeus. Após a divisão das doze tribos de Israel, enormes crises sucederam no ano de 721 a.

Vimos, portanto, que hebreu se origina de Éber; que Israelita, de Jacó; e judeu, da tribo de Judá. Vimos ainda que, pelos argumentos que lemos, todos esses termos têm o mesmo objeto: referem-se ao povo escolhido por Deus, embora em épocas diferentes.

De Israel vieram portanto 12 descendentes. Desses 12 descendentes nasceram as 12 tribos de Israel. Por isso, o nome israelita. Sob esse ponto de vista, podemos dizer que hebreus e israelitas são o mesmo povo.

Yahweh

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'. Deus então prometeu a Israel que todas as bênçãos que haviam sido pronunciadas sobre a cabeça de Abraão também seriam suas” (Russell M.

O tabernáculo era sagrado para Israel como o santuário de Jeová. Foi construído de acordo com um plano e especificações revelados (ver Êxodo 26–27).

O judaísmo foi fundado por Abraão, há cerca de 2.000 anos a.C ou aproximadamente 4.000 anos, no Oriente Médio. Além de Abraão, um profeta muito importante para o judaísmo foi Moisés, considerado o libertador e legislador do povo judeu. A relação dos judeus com Deus é baseada em uma aliança.

Torá

O velho testamento é chamado pelos Judeus de Torá, e é seguido tanto pelos judeus, como por cristãos.

Para os judeus ortodoxos, o descanso deve ser absoluto. Como no passado, não se podia fazer fogo aos sábados, hoje, eles não usam energia elétrica. É proibido, por exemplo, andar de carro, de elevador, acionar ou comandar qualquer equipamento eletrônico. Não é permitido também fazer os empregados trabalharem nesse dia.

"Israelitas" (Yisraelim) refere-se especificamente aos descendentes diretos de qualquer um dos filhos do patriarca Jacó (mais tarde chamado Israel) e seus descendentes como um povo também coletivamente chamados de "Israel", incluindo convertidos à sua fé, o Deus de Israel.

Para todos os efeitos práticos, israelita é sinônimo de judeu ou hebreu. O termo israelita origina-se do nome Israel, que foi conferido a Yaacov, neto de Avraham, e pai das 12 tribos, depois de sua vitória sobre o anjo de Esav, com quem ele “lutou” nas margens do rio Jabok.

Os hebreus são também chamados de israelitas ou judeus e, portanto, os antepassados dos judeus. Os hebreus se diferenciam dos outros povos da antiguidade pois eram os únicos povos monoteístas.

A única maneira de provar a ascendência judaica é conectar sua árvore genealógica a ancestrais historicamente confirmados como judeus.

Já os judeus ortodoxos originários da Europa Ocidental (ashkenazim) costumam vestir-se com roupas pretas ou escuras, chapéu de pele, chamado shtreimel, usados nas festas e dias santos, casacos pretos fechados na lateral (chamados bekeshe) e meias brancas grossas e altas. ashkenazim é tzniut, que significa recato.

A palavra: “Judeu” provém da língua hebraica na qual: yehudi (fem. Yehudit= Judite). No grego: ioudaios e mais próximo do português, no latim: judaeus. O termo foi empregado pela primeira vez para se referir aos cidadãos pertencentes ao reino sul ou Judá (cf.

Israel tem origem no hebraico Yisrael. Seu significado, 'ele luta com Deus', resulta da junção dos elementos sara, que significa 'ele luta', e El, que quer dizer 'Deus'. Na bíblia sagrada cristã, o nome Israel é mencionado no Antigo Testamento como o homem que lutou com um anjo do Senhor e o venceu.

Significado de Hebreu
adjetivo Relativo aos hebreus, povo semita da Antiguidade que, descendente de Abraão e antepassado dos judeus, professa a religião de um só Deus, sendo sua história relatada na Bíblia pelo Velho Testamento; hebraico. substantivo masculino Indivíduo dos hebreus; israelita ou judeu.

A própria palavra é derivada de Héber (homens vindos do outro lado, do Eufrates), que é também o nome de um lugar (Nm 24.24), e secundariamente o nome de um dos avós dos hebreus (Gn 10.21). Héber significa, realmente, a parte marginal de um rio, e deriva-se de uma raiz que significa atravessar.