Qual é a religião dos góticos?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A subcultura gótica é laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo e satanismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada.

A cruz gótica simboliza o lado sombrio e obscuro da fé, dor e mistério. Ela marca o estilo gótico e é mais uma tendência da moda do que propriamente um símbolo de fé, muito utilizada em tatuagens e, de modo geral, na estética adotada por góticos e punks do fim do século XX, que usam a cruz como adereço de moda.

Vestem-se de preto, usam maquilhagem carregada em tons escuros e ouvem música com letras obscuras e melancólicas. Estas são as principais características dos jovens góticos, estilo que foi agora alvo de um estudo por parte da Universidade de Oxford.

Atualmente, gótico também é usado para se referir aos indivíduos de posturas incomuns e com uma insaciável curiosidade pela cultura. São intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto com a sociedade moderna.

Assim como esses 7 alimentos:

  1. 1 – Sorvete. Esse sorvete estiloso e sombrio tem sabor de amêndoas. ...
  2. 2 – Queijo. O Queijo preto foi criado e produzido na loja Manor Farm Shop, na Inglaterra. ...
  3. 3 -Cachorro-quente. ...
  4. 4 – Hambúrguer. ...
  5. 5 – Limonada. ...
  6. 6 – Massa de pizza. ...
  7. 7 – Macarons. ...
  8. 7 situações que só as meninas que tem irmãs vão entender.

1. Relativo aos godos, povo germânico. 2. Que é relativo a ou evoca ambientes ou assuntos mórbidos, lúgubres, sombrios ou tristes (ex.: música gótica, roupas góticas).

O típico estereótipo do estilo gótico inclui um rosto pálido com cabelos pretos, batons e roupas pretas, embora nem sempre estas descrições sejam de fato o estereótipo padrão. Homens e mulheres góticos vestem tanto delineador e esmalte de unha escuro — cabelos longos e desgrenhados também são comuns.

Mas em termos comparativos, o dark brasileiro seria algo mais restrito estilisticamente do que o gótico, não incluindo todas as características musicais, estéticas e sociais que temos na subcultura Gótica.

A estética do estilo gótico é caracterizada por roupas pretas, corsets, jaquetas de couro, botas pesadas, maquiagem e cabelos compridos e escuros. Embora o estilo possa parecer sombrio e intimidador para alguns, ele é profundamente enraizado na individualidade, auto-expressão e liberdade pessoal.

Contudo, diz-se que a cor preta é usada para simbolizar diferentes coisas como morte, medo, noite, escuridão, e outras características comuns como crenças góticas, música, belas artes e literatura.

Tais características psicológicas fazem eles serem vistos como pessoas “antissociais”, e por vezes violentas. Na maioria das vezes, por causa do preconceito, os góticos são confundidos e/ou marginalizados.

Tipos de Góticos(completo):

  • Tipos de Góticos #1: Gótico Tradicional (Trad Goth)
  • Tipos de Góticos #2 Gótico Romântico.
  • Tipos de Góticos #3 Gótico Cibernético(Cyber Goth)

Ela mistura elementos diversos, que se unem num visual dark e descolado, mas que pode parecer um pouco pesado para algumas pessoas. Quem adora o estilo sombrio e prefere uma proposta mais clean pode apostar na estética gótica suave como a alternativa perfeita.

Podemos citar como grandes expoentes da pintura gótica o italiano Giotto di Bondone (1267-1337) e o holandês Jan Van Eyck (1390-1441).

O estilo gótico nasce a partir do Românico, após contínuos aperfeiçoamentos técnicos e estéticos, em plena Idade Média nos finais do século XII em França, mais concretamente na Île de France, nas imediações de Paris, desenvolvendo-se essencialmente entre o século XIII e XV na Europa Ocidental.

Os fundadores desta concepção foram o arcebispo de Uppsala Nicolaus Ragvaldi (1380-1448), o teólogo Ericus Olai (ca 1420-1486), o erudito Johannes Bureus (1568-1652), o historiador Olof Rudbeck (1630-1702) e os irmãos Johannes Magnus (1488-1544) e Olaus Magnus (1490-1557).

Pessoa que possui uma capacidade artística e/ou cultural mais ampla que a normal. Conseguem perceber beleza e poesia em coisas que a maioria das pessoas acha sinistra ou soturna. Não tem uma admiração, por assim dizer, pela morte, e sim a Vêem como algo que lhes faz perceber que a vida tem fim, é finita.