Qual é a religião dos ciganos?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos.

Os ciganos, em geral, têm seus rituais específicos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. Na Umbanda, atuam visando o progresso financeiro e resolver causas amorosas. Os ciganos, dentro da ritualística umbandista, falam a língua "portunhol"; alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos.

A cultura cigana é baseada em três pilares: casamento, luto e leis de apaziguamento, que são normas criadas e transmitidas oralmente por pessoas mais velhas para facilitar o convívio entre as pessoas da mesma etnia.

Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos. cntudo, há uma religiosidade intriínseca à vida dos ciganos.

Nos primórdios, entre os ciganos, havia apenas o conceito de Devel (Deus) e Beng, a incorporação do demônio ou da energia negativa, contra a qual se cercavam de simpatias, ritos e rezas.

Originários do Noroeste da Índia, o povo que hoje é conhecido por cigano ou Rom partiu em êxodo desta região por volta do ano 1000 por razões ainda hoje não totalmente esclarecidas. Este povo espalhou-se pela Ásia e Norte da Europa num surto de migração que deu origem à denominação povo Rom.

É uma questão de honra, para qualquer família cigana, casar os filhos de acordo com a tradição do seu povo. É por isso que o tradicional casamento cigano começa anos antes, quando ocorre o costume de prometer a noiva à família do noivo logo à entrada da idade na adolescência.

O lema cigano "O céu é meu teto; a terra é minha patria e a liberdade é minha religião" pode ser identificado na linguagem não verbal da bandeira do povo Rom.

Para ser um cigano ou cigana é necessário que ao menos um dos pais da criança seja de uma das etnias Rom, Calon ou Sinti.

São sutis, delicados, amorosos, práticos. Gostam da dança embaladas pelos Banjos, da comida farta, gostam de reunir sua "Kumpanía" em volta de suas fogueiras, ou seja, gostam da fartura e da liberdade.

O culto ao Povo Cigano costuma utilizar elementos como as pedras preciosas e os cristais. É comum também consultas com o Tarô Cigano e a utilização de elementos como incenso de canela, mirra e muita dança e fartura, já que o povo cigano é muito alegre e festivo.

Perseguição. O fato de não terem registros históricos, o que impedia a organização de uma árvore genealógica, associado aos hábitos nômades, abriu precedentes para que os ciganos fossem considerados “impuros” por muitos séculos.

Talvez a falta de oportunidades de emprego tenha sido a causa do seu destino artístico. Eram enxotados e então se mudavam, levando novidades dos lugares de onde vinham.

Os dois grupos ciganos principais no Brasil são os calon e os rom. Suas comunidades estão localizadas principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Muitos dos rituais ciganos são praticados com amuletos, banhos, objetos comuns e diferentes tipos de rezas. O povo cigano utiliza o poder da natureza, como a força do nascer e do por do sol, das fases da Lua e dos ciclos da água, para realizar suas magias.