Qual é a religião do povo guarani?

Perguntado por: oevangelista6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os indígenas brasileiros são politeístas, mas sua maneira de relacionar-se com a religião mudou drasticamente com a influência da colonização, de orientação católica e monoteísta. Acreditavam nas forças da natureza, na divindade de animais, de plantas e do próprio homem interagindo com todos os elementos.

Entre os kaiowa, duas cerimônias têm destaque: a do avati kyry (milho novo, verde) e do mitã pepy ou kunumi pepy (realizada em várias comunidades no Paraguai; no Brasil apenas uma comunidade a mantém).

Os índios guaranis, também chamados de "grande povo", acreditam que foram criados por Tupã para admirar à terra, através da palavra. O primeiro guarani, Ñamandú, fez da terra seu leito.

Deus Tupã.
O mais poderoso dos deuses indígenas brasileiros, Tupã era conhecido como o Deus Trovão. No entanto, ele não era visto à imagem e semelhança do homem como os deuses normalmente são.

Tupã

Considerado o deus criador do universo, pela tribo tupi-guarani, Tupã é o "Senhor do Trovão". É visto como o criador do céu, da terra e da humanidade. Alguns historiadores acreditam que Tupã foi criado pelos jesuítas durante o período de catequização dos povos indígenas.

Na história do povo Guarani, a exploração da erva-mate, a criação de gado, o cultivo de soja e da cana-de-açúcar aparecem como os principais elementos que colocam sua cultura e modo de vida em conflito com os interesses econômicos adotados pelo país.

O Mbya é uma das três variedades modernas da Língua Guarani, da família Tupi-Guarani, tronco linguístico Tupi. As outras são o Nhandeva ou Chiripá/Txiripa/Xiripá ou Ava Guarani e o Kaiowa. No entanto, a delimitação entre essas variedades não aparece de modo estaque e consensual.

Atualmente, os Guarani vivem espremidos em pequenos pedaços de terra cercados por fazendas de gado e por vastos campos de soja e cana-de-açúcar. Alguns não têm terra alguma e vivem acampados na beira de estradas.

As duas teorias mais aceitas do aparecimento dos Guarani na América são a da passagem pelo Estreito de Bering e a vinda pela Polinésia até a chegada no nosso território, todavia não há datações sobre os guaranis na América do Norte e nem na América Central.

A arte guarani pré-colonial se caracterizou por uma expressiva variedade de desenhos geométricos, aplicados em diferentes tipos de suporte; na pintura corporal, nos tecidos, nas cestarias, nas esculturas em madeiras, mas sobre tudo, na decoração das cerâmicas.

A palavra "guarani", na língua guarani significa guerreiro.

O que é Tupã:
O deus supremo dos tupi-guarani, no entanto, é Nhanderuvuçú(alma velha, na língua tupi), também conhecido por Nhamandú.

Nhamandu está associado à origem de nosso povo, trazendo a vida para a terra e para todos os seres. Como ser presente no momento da criação, essa divindade aparece na maioria das histórias contadas ancestralmente pelo povo guarani. Nhamandu é um ser divino de luz, que rege todo nosso espaço.

Mito de criação guarani - O sopro de Tupã
No princípio o deus Tupã morava no vazio, numa escuridão sem fim. Primeiro, Tupã criou o céu e as estrelas, onde fez sua morada e abaixo criou as águas. Depois, Tupã desceu lá de cima, em grande redemoinho. Logo que Tupã tocou as águas, o sol surgiu no arco do céu.

A religião indígena, a grosso modo, é panteísta, onde não existe somente uma figura relacionada a um ser criador. Nos rituais religiosos, os índios costumam reverenciar os seres ancestrais e a natureza. O xamã, também chamado de pajé, é o responsável por fazer a mediação entre o mundo espiritual e terreno.

Afirmar que os índios eram descendentes de Ofir, do patriarca e das gentes que viviam nas terras ofíricas, não implicava em postular que a origem dos índios fosse hebraica.

Para os índios, o sol era uma pessoa e se chamava Kuandú.

A maioria da população indígena segue a religião católica, mas o percentual de fiéis desta religião perdeu força na década de 1990, revela a pesquisa sobre tendências demográficas da população indígena com base nos resultados dos censos 1991 e 2000, divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e ...

  • Pará
  • São Paulo
  • Rio Grande do Sul
  • Paraná
  • Mato Grosso do Sul
  • Santa Catarina