Qual é a religião do gospel?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 1 de março de 2023
3.9 / 5 6 votos

O termo também é utilizado para fazer referência a músicas evangélicas. Presente principalmente em cerimônias religiosas, costuma ter como tema principal a adoração a Deus, a Cristo ou ao Espírito Santo.

A música “Gospel” que vem do inglês e significa “Evangelho” é um estilo musical onde a música serve como louvor, oração ou graças a Deus, Jesus Cristo e ao Espírito Santo. O estilo teve origem nos Estados Unidos e suas raízes vieram do Blues.

Diferentemente dos pássaros, grilos e outras criaturas a quem deu a faculdade de emitir sons, Deus, em amor, deu aos homens o poder de escolha e a capacidade de criar sons de louvor e ações de graça a Ele por sua misericórdia, bondade, justiça, fidelidade e amor.

Roberto Carlos é católico, a música, "Nossa Senhora", por exemplo, é uma de suas canções cristãs mais famosas, mas a maioria delas fala sobre Jesus Cristo explicitamente. Grande parte das músicas com mensagens religiosas de Roberto foram feitas em parceria com Erasmo Carlos, grande amigo do Rei Roberto Carlos.

É que, no fundo, as diferenças entre a música gospel e a música católica não são tão grandes assim. Contudo, o que difere uma da outra, é que enquanto as músicas católicas se permitem louvar outros santos, como Maria, por exemplo, a música gospel é mais focada em Jesus Cristo.

O termo vem do Inglês antigo god, que naquele tempo significava “bom”, mais spell, que é “mensagem, fala”, proveniente do Grego evangelion, que quer dizer “a boa nova”. O significado de Gospel é, levando-se em conta a sua origem, “evangelho”.

O surgimento do gospel no Brasil
Aqui no nosso país, a música gospel foi trazida por missionários batistas e presbiterianos dos Estados Unidos, no início do século XX. Em contato com os hinos americanos, algumas igrejas brasileiras os traduziram para o português.

A criação da Central Gospel se deu em 1999, a fim de apoiar o ministério do pastor Silas Malafaia, que é conhecido internacionalmente por realizar a missão de abençoar vidas por meio de literaturas. O Pastor tem como valor o triunfo na vida e vem trabalhando pela Igreja Pentecostal.

Dorsey é visto como o pai da Música Gospel. Originalmente, a canção foi composta em 1939 para a cantora Mahalia Jackson, mas depois ganhou versões de Sam Cooke e Elvis Presley.

Louvor é o ato de enaltecer e glorificar algo ou alguma coisa; exaltar a ação de alguém ou de uma divindade.

Oficina G3

A utilização dos mesmos ritmos e linhas melódicas num estilo romântico já foram características da música Evangélica no Brasil. O cenário mudou e hoje todo esse segmento fonográfico está mais exigente.

Faz um Milagre em Mim - Regis Danese. Este clássico louvor nunca sai das listas de músicas gospels mais ouvidas no Brasil.

A partir da descrição tanto da música executada pelos anjos na adoração no Céu, quanto daquela executada no Templo de Israel (I Crônicas 15:16; II Crônicas 5:12-14 e 7:6), podemos concluir que a música de adoração, música sacra, que agrada a Deus é para ser executada com a mente e as emoções, ou seja, através da ...

Em inglês, a palavra gospel também é usada para fazer referência aos quatro primeiros livros do Novo Testamento da Bíblia (Mateus, Marcos, Lucas e João). Conhecidos em português como "Evangelhos", esses livros contam a história de vida de Jesus Cristo.

“Deus habita no meio dos louvores.” (Sl 22.3 ) Observe como o semblante dessa senhora já não era o mesmo depois do louvor e da palavra.

O que causa muita controvérsia entre alguns fiéis é se é possível ou não cantar músicas protestantes em encontros católicos. De imediato, podemos afirmar que é totalmente inadequado cantar qualquer música protestante na missa, pois elas não são preparadas para a liturgia.

  • Ministério Fogo no Pé — Vai ser Comido de Bicho.
  • Música que chama Jesus de Você
  • Música antropocêntrica — Músicas que os cristãos não deveriam cantar.
  • Músicas que tem a palavra Aleluia no plural.

Embora todos amemos e devamos louvar, elogiar o Senhor em canções e reconhecer quem Ele é e faz, a Bíblia não afirma diretamente em nenhuma passagem que o cristão só pode ouvir músicas que falem de Deus ou que sejam louvores.

Sim, muitas vezes! Já rezei com músicas evangélicas, já obedeci a muitos padres que me pediram músicas evangélicas durante a Missa e também a coordenadores que me trouxeram o repertório e nele constavam essas músicas.

A música sacra, em sentido restrito (e mais usado), é a música erudita própria da tradição religiosa cristã católica e ortodoxa. Em sentido mais amplo é usado como sinônimo de música litúrgica, que é a música própria para missas e ritos religiosos.